Militância do PT na Região reuniu-se em Osasco antes de encontro do Diretório Nacional

Na última sexta-feira, 14, a diretoria da macro-região do PT Osasco reuniu-se para discutir a conjuntura Nacional e a organização do partido com vistas às eleições de 2004. A macro-região é composta pelas lideranças e ativistas do partido nos municípios de Carapicuíba, Cotia, Embú, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Osasco, Taboão da Serra, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista.

Realizada em Osasco, no auditório do jornal Diário da Região, a partir das 19h30, além de prefeitos do partido, parlamentares dos vários municípios da macro-região e militantes, a reunião contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, do deputado estadual e recém eleito primeiro secretário da mesa diretora da Assembléia Legislativa de São Paulo, Emídio de Souza, além do presidente estadual do PT, Paulo Frateschi.

Na véspera da reunião do Diretório Nacional do PT, que aconteceu no último final de semana, o debate sobre a preparação do Partido dos Trabalhadores para o quadro eleitoral na região em 2004 acabou em segundo plano diante das discussões em torno da conduta do governo do presidente Lula e a necessidade de promover as reformas constitucionais.

“O fundamental para o governo Lula é fazer o Brasil crescer e se desenvolver”, destacou Frateschi, que em sua fala abordou ainda a preocupação com a instabilidade econômica mundial – com efeitos negativos também no Brasil – que poderá ser desencadeada pela guerra entre EUA e Iraque.

João Paulo Cunha, presidente da Câmara Federal, chegou já no final do evento. Em seu pronunciamento, defendeu com veemência a conduta do presidente Lula e do governo, que tem gerado intensos debates entre as diferentes vertentes políticas dentro do partido. “Eu estou convencido de que as propostas do PT são as melhores para a sociedade brasileira. Eu confio no Lula. Por causa da proposta que tem feito e da mudança, que ele tem encarnada”, destacou.

Na avaliação do líder da bancada do PT na Câmara de Osasco, vereador Marcos Martins, o encontro foi fundamental para preencher uma lacuna deixada desde que Lula assumiu o governo, promovendo uma oportunidade de diálogo franco e aberto entre a militância, a direção nacional do partido e o próprio governo.

“A boa presença aqui hoje demonstra que havia uma grande ansiedade da militância em discutir os problemas e as propostas de mudança. Foi importante para os companheiros perceberem que a união e mobilização de todo o partido para um bom desempenho de governo em 2003 será fundamental para o resultado em 2004”, disse Marcos Martins. O vereador ressaltou que está “esperançoso e otimista” quando a esse resultado.