Marcos Martins pede informações sobre cooperativa de coleta de lixo

Preocupado com a questão da disposição do lixo no município, bem como no atinente ao tratamento da coisa pública, o vereador Marcos Martins apresentou requerimento no último dia 14 solicitando informações sobre a Cooperativa Jogo Limpo.

Criada pela prefeitura a fim de implantar o sistema de coleta seletiva no município de Osasco, a cooperativa Jogo Limpo tinha como objetivo regulamentar o ofício dos catadores de lixo e fazer com que a reciclagem gerasse divisas para os trabalhadores e também para o município.

Sem informações precisas sobre as condições da cooperativa, o líder do PT na Câmara de Osasco solicitou uma série de questões, relativas ao funcionamento da entidade, para que a sociedade possa ficar a par da atual situação.

No requerimento, Marcos Martins pede informações sobre local e funcionamento da Central da Armazenagem da entidade e também sobre sua diretoria e conselho fiscal. O vereador também solicita que a Câmara tenha acesso aos balancetes da associação bem como outros dados como locais de coleta, número de associados, locais de venda do material reciclável entre outras informações.

“Trata-se de uma atividade importante para a cidade e a Câmara, por meio de seus parlamentares, tem o direito e o dever de ter estas informações, para poder passar aos munícipes e aos interessados em cooperar”, explica Marcos Martins.

Segundo Marcos Martins, a intenção do requerimento é também saber se a cooperativa está respeitando a lei 3651/2002 e o decreto 9-075, que regulamentam sua função. “Como um dos deveres dos vereadores é fiscalizar as ações do Poder Executivo, precisamos destas informações para zelarmos pelo instrumento para o cumprimento das leis”, conclui Marcos Martins.