Projeto de Marcos Martins que propõe Semana de Tai Chi Chuan para Osasco é aprovado

A Câmara Municipal de Osasco aprovou no último dia 8, durante a convocação extraordinária, projeto do vereador Marcos Martins que institui a Semana do Tai Chi Chuan.

Mais do que uma data comemorativa em homenagem à milenar arte chinesa, a semana visa incentivar a prática do Tai Chi Chuan, que congrega uma série de exercícios que podem ser praticados por pessoas de todas as idades, estimulando o melhor funcionamento do organismo, proporcionando bem estar e qualidade de vida aos seus praticantes.

A semana será comemorada nos dias que antecedem o Dia Mundial do Tai Chi Chuan, no último sábado de abril, evento internacional que tem apoio da OMS (Organização Mundial de Saúde) devido ao reconhecimento do grande valor do Tai Chi Chuan como programa de exercícios para a saúde.

“Osasco possui certa tradição na prática do Tai Chi Chuan e reúne vários campeões brasileiros desta modalidade esportiva”, salienta Marcos Martins.

De acordo com o vereador, o esporte é praticado em Osasco há mais de 15 anos e a instituição da Semana ajudará a divulgar ainda mais a prática, atraindo mais adeptos. “É importante tal divulgação para que mais pessoas tenham acesso aos benefícios desta prática, melhorando a qualidade de vida dos moradores desta cidade, em consonância com os padrões internacionais”, explica.

Segundo o projeto, os eventos alusivos à Semana do Tai Chi Chuan serão organizados pelas associações e escolas oficiais desta arte na cidade, com o apoio do poder público municipal, de empresas e da sociedade civil.

Os especialistas atestam que a prática do Tai Chi Chuan pode reduzir o stress e a tensão muscular e nervosa; aumentar a energia vital e a capacidade imunológica do organismo; melhora a coordenação motora global, a flexibilidade e o equilíbrio na 3ª idade, melhora a postura e a respiração entre outros benefícios.

2003

Em abril do ano passado Osasco teve a sua 1ª Semana de Tai Chi Chuan, realizada extra-oficialmente com apoio do vereador Marcos Martins. O evento, organizado pela Axis – Associação Cultural e Esportiva Tai Chi Chuan de Osasco, ajudou a conscientizar e estimular as pessoas para a prática do Tai Chi, reconhecido como forma eficaz de manutenção da saúde e qualidade de vida. A semana foi composta por vários eventos como palestras grandes aulas abertas em comemoração ao Dia Mundial do Tai Chi.

“Acho importante apoiar eventos deste tipo, que contribuem para o fortalecimento e equilibro do corpo e da mente”, conclui Marcos Martins.