Emoção marcou entrega de título a Inezita Barroso

Mais de 500 pessoas compareceram ao auditório do Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, no último sábado, 17, para assistir à homenagem à música sertaneja de raiz, proposta pelo vereador Marcos Martins. O vereador, líder da bancado do PT na Câmara Municipal de Osasco, é autor do projeto que concedeu título de Cidadã Osasquense à cantora Inezita Barroso e cartão de prata à Casa dos Violeiros do Brasil.

Segundo Marcos Martins, a cantora, atualmente apresentadora do Programa Viola Minha Viola, na TV Cultura, “é um dos símbolos maiores da música de raiz e da nossa cultura”. Para ele, sua contribuição, assim como a da Casa dos Violeiros do Brasil, “é inestimável para a preservação das nossas tradições”.

A solenidade de entrega do título e cartão de prata contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o deputado estadual Emídio de Souza, 1o. Secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, vereadores, além de artistas da região e fãs da cantora. Na ocasião, o parlamentar ressaltou que a intenção foi homenagear todos os violeiros de Osasco, “em sua luta de mais de 33 anos”, referindo-se ao tempo de existência da Casa dos Violeiros do Brasil, sediada no Jardim Ipê, zona Sul de Osasco. “Ali se produzem eventos e se promovem artistas que trazem uma música salutar, que precisa ser divulgada e reconhecida”, destacou o vereador.

O deputado Emídio considerou “muito feliz e justa” a homenagem proposta por Marcos Martins. “Mais do que uma homenagem, a Câmara promove hoje um encontro com a nossa alma”, disse, destacando que muitos osasquenses são oriundos do Interior do Estado de São Paulo ou de regiões interioranas de outros estados.

Recebendo a honraria em nome da Casa dos Violeiros do Brasil, o presidente da entidade, Osmar de Souza Melo, ressaltou sua felicidade em estar “junto ao povo que gosto, e mais ainda ao lado da ‘comendadora’ da música sertaneja, Inezita Barroso”.

Antes de a nova Cidadã Osasquense fazer uso da palavra, os presentes puderam assistir às apresentações de duplas sertanejas da região além da Orquestra dos Violeiros do Brasil.

A grande homenageada da noite falou emocionada sobre sua satisfação em receber o Título. “É uma grande felicidade estar com vocês aqui. O que isto me mostra é que estamos muito unidos, muito fortes e de coração aberto”, disse. Inezita enalteceu o trabalho da Casa dos Violeiros, que “carrega essa bandeira da música caipira, da cultura paulista”, que, segundo ela, “a gente tem que ensinar para as crianças”.

Numa crítica à valorização exagerada das manifestações culturais estrangeiras, Inezita ponderou que “a gente está se afastando um pouco, olhando demais pela janela, quando temos que olhar para dentro, para a nossa cultura”. E finalizou: “a viola não morreu, ela está em ascensão, lá em cima, elevando a cultura paulista”. Para alegria dos fãs e admiradores presentes, a artista encerrou sua participação cantando duas músicas e mostrando, aos 80 anos – 50 destes de carreira, porque a potência e a afinação de sua voz a transformaram num símbolo da música sertaneja no Brasil.

Em entrevista, Inezita se disse muito emocionada com o reconhecimento, que, segundo ela, “não esperava”, e muito contente em poder novamente ouvir a Orquestra dos Violeiros, que “eu já conhecia e acompanho o trabalho”.