Marcos Martins vistoria unidades de Saúde e denuncia irregularidades

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Osasco, vereador Marcos Martins, líder da bancado do PT na Câmara, esteve na última sexta-feira, 16 de abril, visitando unidades da rede de saúde pública municipal. O objetivo era conhecer as reais condições da saúde na cidade.

Um dos problemas mais graves encontrados pelo vereador foi constatado na visita à oficina mecânica da Prefeitura, que fica no Jardim Piratininga. Lá, Marcos Martins pôde conferir a situação das diversas ambulâncias que estão no conserto. São 14 viaturas, das quais 9 estão paradas e 5 andam precariamente, precisando de reparos. “São veículos que definitivamente não conseguem atender à demanda da população”, disse o vereador.

De fato, a demanda por ambulâncias é alta. No mês de março desse ano, foram mais de 4 mil chamados para atendimento como remoções em Osasco, remoções para São Paulo, hemodiálises, casos sociais etc. Ainda em relação às ambulâncias, Marcos Martins checou, após denúncias de usuários que preferiram não se identificar, que o conserto das ambulâncias não estava sendo feito devido ao não pagamento dos fornecedores. Ao todo são 12 pequenos fornecedores que pararam de fornecer mão de obra para a Prefeitura por falta de pagamento.

A situação já tinha sido motivo de um ofício, encaminhado à Secretaria de Saúde, com pedido de informações. Porém, o ofício foi devolvido sem solução ou explicação para o caso. No mês passado, o secretário de saúde chegou a dizer que o município tinha adquirido 10 ambulâncias novas, mas até agora não chegaram.

Centro de Atenção ao Idoso

No mesmo dia, Marcos Martins visitou o Centro de Atenção ao Idoso, em Presidente Altino. Segundo o parlamentar, o local é pequeno para o número de atendimentos feitos diariamente. Passam pelo centro cerca de 200 idosos por dia à procura de remédios e atendimento médico com especialistas.
Para esse total, a unidade dispõe de apenas 4 salas e não há ginecologista. “O local precisa ser ampliado urgentemente, para que possa oferecer atendimento digno aos idosos”, avaliou Marcos Martins.

Posto de Saúde do Jardim Cipava

As visitas prosseguiram no Posto de Saúde do Jardim Cipava. O problema deste posto é o atendimento dentário, que está parado há algum tempo devido à precariedade dos equipamentos.
A dentista que dá expediente no local apenas conversa com os pacientes, já que está impedida de trabalhar pela falta de equipamentos. A estufa, utilizada para esterilizar os materiais, está quebrada e não há previsão para conserto ou substituição do aparelho. O compressor, utilizado nos jatos de água e ar, também está quebrado. O resultado é que há pacientes, crianças e adultos, esperando por consulta desde julho de 2003. “Outros postos apresentam o mesmo problema. O quadro é dramático”, afirma Marcos Martins.

Hospital Antonio Giglio

Algumas irregularidades também foram encontradas no Hospital Antonio Giglio. O vereador constatou a falta de cadeiras de rodas, de macas para os doentes e até de roupas de cama. “Ouvi relatos de pessoas que tiveram de levar roupa de cama de casa para o hospital”, diz o vereador.
As camas tipo “div㔠também estão em falta e as que existem estão em péssimas condições. “E o pior é que não há previsão de chegada de novos móveis para o hospital. Aí, enfermeiras precisam decidir quem precisa mais da maca. Isso é um absurdo”, reclama o parlamentar.

Policlínica Zona Norte

As visitas que constaram a situação precária da saúde pública de Osasco começaram após sua ida, no último dia 12, à Policlínica Zona Norte. Marcos Martins visitou o local e presenciou o que classificou como um “verdadeiro caos”. Devido à falta de manutenção das bombas d’água, a unidade médica ficou mais de dois dias sem água. Os munícipes não tinham água para beber, nem para realizar os exames, nem mesmo para higiene.

O vereador solicitou que a direção da unidade providenciasse alguns galões de água potável para que a população pudesse matar a sede e as bombas só foram consertadas após sua vistoria. “Sem água é impossível fazer qualquer atendimento”, apontou o vereador.

Soluções

Marcos Martins garantiu que cada problema verificado será alvo de requerimentos na Câmara Municipal e que tais fatos serão motivo de questionamento na próxima audiência pública da saúde. “Nós vamos querer saber quando essa situação será resolvida. Não precisa ser um sistema de primeiro mundo, mas que atenda com dignidade a população de Osasco”, concluiu Marcos Martins.