Moradores da Vila Yara e estudantes estão sofrendo com o trânsito próximo às faculdades

Já há algum tempo, os moradores do Jardim Wilson, na Vila Yara, bem como os estudantes das 3 faculdades que ficam nas imediações, sofrem com o tráfego intenso de veículos.

Os problemas vão de lentidão no trânsito, multas até falta de local adequado para estacionamento e problemas de segurança.

Procurado por moradores e alunos, o vereador Marcos Martins está questionando os requisitos para que estes estabelecimentos se instalem na cidade. Segundo Marcos Martins, a prefeitura não exige dessas instituições um planejamento adequado, que contemple estacionamento para todos sem prejuízo para quem transita pelo bairro.

“Muitos dos estudantes das faculdades não têm condições de arcar com estacionamentos pagos e deixam o carro na rua, sob ameaça de multas e até arrombamentos. E a prefeitura nada faz para resolver o problema”, afirma Marcos Martins, que já apresentou requerimento solicitando informações sobre os critérios para instalação da faculdade bem como o procedimento de fiscalização da prefeitura e da Polícia Militar.

Segundo um aluno da Unifieo, a própria prefeitura teria autorizado o estacionamento no canteiro central da Av. Franz Voegeli, a mais atingida pelo problema, já que o local não está sinalizado. Mas mesmo assim, policiais em serviço no local no último dia 9 de março aplicaram multas nos veículos. Os próprios alunos pedem que a prefeitura instale placas disciplinando o estacionamento na parte interna da Franz Voegeli. “Estudam ali mais de 5 mil alunos, que já fazem um tremendo esforço para trabalhar e estudar, além dos moradores do bairro, que não podem arcar com os prejuízos de empreendimentos que não têm o menor planejamento para atuar no local”, finaliza Marcos Martins.