O momento é de união e garra

Agora é fato. Osasco vive sob sua primeira administração petista, após décadas de tentativas do partido de conseguir uma participação expressiva no governo. Os primeiros agremiados do PT municipal, seus fundadores, surgiram de movimentos sindicais, reivindicando os direitos dos trabalhadores e apoiando suas lutas. Essa vertente sindical, da qual faço parte até hoje, se tornou forte em Osasco. Obteve conquistas históricas, e fez da cidade berço de petistas de destaque. E as portas da prefeitura continuavam fechadas para o PT.

No legislativo o PT, há décadas, já fazia sua parte. Eu, em meu quinto mandato na Câmara, sei o quanto nos esforçamos. Reivindicamos dos antigos gestores mais programas sociais, obras de infra-estrutura e maior participação popular. Insistimos com reivindicações populares antigas que, muitas vezes foram ignoradas. Brigamos, fizemos movimentos e não deixamos calar a voz do povo e do trabalhador.

Ao longo dos anos essa tenacidade e a transparência de nossos atos ajudaram o PT crescer em Osasco, a ponto de se cogitar a possibilidade de um prefeito petista. Até que Emídio se destacou na campanha de 2000 – e também nas pesquisas. Todos se lembram, ele quase chegou lá. A vitória veio em 2004, justamente quando temos um presidente petista que mantém em bom ritmo o desenvolvimento nacional, o aquecimento do emprego e a competitividade internacional.

Mas devido ao histórico administrativo de Osasco, essa nova empreitada do PT não vai ser fácil. Emidio encontrou a prefeitura em uma situação extremamente difícil, com as finanças debilitadas. Alguns setores estavam até sem material básico para iniciar o trabalho. Para que o novo prefeito comece a mostrar bons resultados, a “casa” tem de ser colocada em ordem. E isso não acontece da noite para o dia.

Neste período precisamos continuar contando com o fundamental apoio da população. Precisamos do mesmo empenho e dedicação que todos mostraram na campanha. O amanhã já começou e pode ser cada vez melhor. Este é um momento de união que será vital na história de Osasco.