Marcos Martins participa de reunião pela instalação da Renast em Osasco

No dia 4 de fevereiro o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Osasco Marcos Martins participou de uma reunião sobre a implantação, em Osasco, da Renast (Rede de Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador), órgão que tem como objetivo debater e propor políticas na área de saúde do trabalhador no âmbito do SUS.

A reunião aconteceu na Policlínica Zona Norte, e contou com a presença de membros da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) – formada por integrantes do Conselho Intersindical, ABREA (Associação Brasieleira dos Expostos ao Amianto), DRT (Delegacia Regional do Trabalho) e por sindicalistas. Também estavam presentes membros da Secretaria Municipal de Saúde

O vereador, que é relator da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e tem uma trajetória política ligada aos movimentos sindicais, participou da reunião a convite da ABREA. O foco da reunião foi a organização para a implantação da Renast no município. O próximo passo da entidade é instalar-se em uma sede própria. O CIST já conta com um repasse da União, mas para avançar no processo precisa que o trâmite burocrático da esfera municipal seja acelerado. E foi o que os participantes da reunião cobraram da Secretaria de Saúde.

“É preciso que agora o prefeito Emidio crie um projeto instituindo este novo departamento municipal e envie para a Câmara”, disse Marcos Martins. Conforme determinação do Ministério da Saúde, cada cidade tem que ter sua Renast. Por meio dela, os trabalhadores terão algumas facilidades, como o acesso a informações on-line sobre saúde e prevenção aos acidentes de trabalho, cursos, atendimentos e exames para as vítimas do amianto e outros doenças ocupacionais ou seqüelas de acidentes de trabalho. De acordo com o vereador, o atendimento aos doentes do amianto será feito em convênio com o Hospital novaiorquino Monte Sinai.

“O amparo ao trabalhador é fundamental. Faço questão de prestar meu apoio para que este espaço seja adquirido, e que o trabalho da Renast seja implantado em Osasco brevemente”, disse Marcos Martins.