Secretário promete reintegração de posse no caso Geofix

“Se eles não saírem, nós viremos aqui com a autoridade policial para retomar esse espaço, que é público”. Essas foram as palavras do Secretário dos Assuntos Jurídicos de Osasco, Renato Afonso Gonçalves, para definir os procedimentos da Prefeitura em relação à empresa Geofix, na Rua Dona Maria Angélica, na Vila Ayrosa.
Na última quinta-feira, 17 de fevereiro, o secretário participou de uma reunião com os moradores do local a convite do vereador Marcos Martins, que há mais de dois anos vem lutando, com apoio da população, por uma solução para o problema.
A Geofix canalizou, cercou e transformou em pátio e depósito a céu aberto uma área que antes dava lugar a uma viela e um córrego, ligando a rua Dona Maria Angélica à Av. Luiz Rink, no Rochdale. Segundo Marcos Martins, além da “ocupação indevida do terreno público”, o mais grave na situação é que a canalização, mal dimensionada, transformou a rua numa vítima constante das enchentes. Sem vazão suficiente, bastam poucos minutos de chuva para alagar diversas casas na vizinhança.
A solução para o problema da Geofix só começou a aparecer neste ano. No ano passado, além de muitas reuniões com os moradores e tentativas frustradas de negociação com a Prefeitura em busca de uma solução, o vereador e a população resolveram dar entrada com uma representação no Ministério Público contra a empresa, que também foi autuada e mesmo assim não se manifestou.
Agora, com o envolvimento direto da Prefeitura, o drama aparentemente está chegando ao fim. “Considero esse problema resolvido”. Por essas palavras, o secretário foi saudado com muitas palmas pelos moradores. Renato Gonçalves revelou que a Geofix já foi autuda e tem prazo até o dia 10 março para regularizar a situação por conta própria. Caso contrário, no dia seguinte, a Prefeitura retomará o terreno com uso de força policial, se isso for necessário. “O prefeito Emídio faz questão de abrir essa rua e devolver à população”, destacou o secretário. “A administração quer que as secretarias trabalhem em harmonia para resolver os entraves burocráticos como este”, completou.
“Essa é uma demonstração clara de que, daqui pra frente, a população de Osasco passa a ter uma relação diferente com a administração municipal. Muito mais aberta e transparente, muito mais participativa na busca de soluções para problemas da nossa cidade”, concluiu o vereador Marcos Martins.