Prefeitura retoma acesso público invadido por empresa na Vila Ayrosa

Na tarde deste sábado, 12, com a presença do prefeito Emidio de Souza, do vereador Marcos Martins (PT) e do secretário de Obras Jorge Lapas, a prefeitura garantiu à população da Vila Ayrosa a devolução da viela João Marchetti, ocupada arbitrariamente pela empresa Geofix Engenharia desde 2001.

Sob os aplausos de mais de 300 moradores da redondeza, contando com o apoio de três viaturas da Defesa Civil, um trator da Secretaria de Obras derrubou o muro que isolava a viela, e fazia dela uma propriedade privada da empresa. A localização do muro, somada à canalização irregular e subdimensionada de um córrego que passava pela área invadida, causavam constantes inundações em residências das ruas João Marchetti, Francisco de Paula Alvarenga e Dona Maria Angélica. A canalização também foi obra da Geofix Engenharia.

Na luta pela retomada da área para terminar com as enchentes a população recebeu o apoio do vereador Marcos Martins. Ele tentou soluções junto à antiga administração, que nunca deu a devida atenção ao caso. Unido aos moradores, o vereador entrou com uma representação contra a empresa no Ministério Público, o que resultou em um inquérito civil movido pelo MP.

No início de janeiro, ao assumir a prefeitura, Emidio tomou conhecimento do caso por intermédio do vereador e fez questão de fazer justiça aos moradores, com a retomada da área e a reforma da canalização. Acompanhados de Marcos Martins, os secretários de Obras e de Negócios Jurídicos visitaram o local e estudaram os trâmites para a reintegração de posse do acesso. A empresa foi autuada e notificada pela prefeitura para iniciar as tarefas de derrubada do muro e de reparação da canalização em 30 dias. Como a empresa não cumpriu o prazo, a prefeitura atuou promovendo o rompimento do muro e colocando máquinas no local, para retirar toda a obra irregular da Geofix.

“É uma satisfação muito grande estar aqui com o prefeito Emidio, que, no primeiro bimestre de seu mandato já trouxe uma solução para este problema que se arrasta há anos”, disse o vereador Marcos Martins durante breve discurso para os moradores. O prefeito parabenizou o vereador pela luta ao lado da comunidade. “Queria cumprimentar o vereador Marcos Martins, que mobilizou a população e encaminhou a questão à prefeitura com a urgência que ela merecia. A atitude de abrir esta rua que foi tirada da população mostra que para beneficiar o cidadão não é preciso que a Prefeitura faça obras dispendiosas. Muitas vezes, basta uma pequena atitude do prefeito, para mostrar que há solução”, salientou Emidio, complementando que o ato simbólico do sábado foi uma maneira de mostrar que a nova administração não permite situações irregulares como a invasão feita pela Geofix.

O prefeito ressaltou ainda que será necessário muito trabalho na rua liberada, até o efetivo término da obra. “A definição do que será feito na rua e no córrego ainda passará por estudos técnicos da Secretaria de Obras, que irá estabelecer um projeto do trabalho”, finalizou o prefeito.