Cultura erguerá monumento em homenagem aos sertanejos

No dia 9, violeiros de Osasco que lutam pelo reconhecimento da cidade como “Capital da Viola” voltaram a se reunir com o Secretário Roque Aparecido da Silva (Cultura). No encontro, organizado pelo vereador e vice-presidente da Câmara Municipal Marcos Martins, o secretário informou aos sertanejos de que a idéia havia sido aceita pelo prefeito Emidio de Souza. “Combinei com o prefeito que a nossa secretaria irá solicitar a vários artistas plásticos que desenvolvam projetos de monumentos. Uma comissão deverá escolher qual das propostas será erguida em praça pública”, disse.

O monumento deverá conter a frase ‘Osasco, Capital da Viola’, em homenagem à história que o município tem com a cultura da música sertaneja de raiz. Na década de 1960 este título, que destaca a cidade como importante produtora de música caipira, foi propagado pelo radialista Pavão do Norte, na extinta Rádio São Paulo.

O secretário Roque antecipou que a praça a receber o monumento poderá ser a da vila Yara, na divisa da cidade com o bairro paulistano Parque Continental, ou então a praça Antonio Menck no Largo de Osasco, que receberá benfeitorias em um projeto de revitalização do centro. “A revitalização do centro é importantíssima para a valorização do comércio da cidade e com as melhorias, a secretaria poderá escolher qual é o melhor local para expor a homenagem aos violeiros. O monumento passará a identificar a cidade no âmbito cultural. Ajudará a divulgar a história de Osasco e despertará o interesse dos mais jovens”, ressaltou Marcos Martins.

Entre as propostas dos violeiros, há ainda o projeto de um livro sobre a história da moda de viola na cidade e a realização de um Festival de Música Sertaneja. Estiveram presentes à reunião violeiros independentes e integrantes da Casa dos Violeiros, da ABAS (Associação Brasileira dos Artistas Sertanejos) e do Rancho Musical.