Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentado de Osasco: exemplo para as cidades

Criado pelo Prefeito Emídio de Souza com a finalidade de propiciar interlocução estratégica de agentes públicos e privados em torno da agenda econômica da cidade, o Fórum de Desenvolvimento Municipal chega a mais de ano e meio de existência com entusiasmado reconhecimento e adesão de entidades empresariais e de trabalhadores, de instituições de ensino superior e do Sebrae Osasco.

O Fórum já registrou presença de mais de 500 participantes em 16 reuniões ordinárias. Diferentes órgãos municipais e entidades diversas tiveram oportunidade de pautar suas propostas. O Prefeito também dispôs de espaço para apresentar balanço de gestão focado no desenvolvimento econômico.

Dentre os pontos discutidos no Fórum que geraram importantes ações em prol da economia local estiveram os tributos municipais, o sistema viário da cidade, a Incubadora de Empresas de Osasco, o Portal do Trabalhador, procedimentos para abertura de empresas, relações internacionais, marketing local, responsabilidade social das empresas, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, revitalização do centro da cidade, estacionamento em Zona Azul, combate a enchentes e a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Por convite do Fórum de Desenvolvimento Econômico, pela primeira vez na história de Osasco, a cidade foi palco de palestra de Ministro da Fazenda, o Prof. Guido Mantega, que em fins de 2006 discorreu sobre as potencialidades da economia brasileira.

A iniciativa da Prefeitura em criar o Fórum, mas sobretudo a sua dinâmica manutenção, valorizam a participação da sociedade osasquense. E o entendimento de que cabe ao Poder Público local, a articulação dos atores tendo em vista a sustentabilidade do desenvolvimento econômico, vai ao encontro das atuais tendências mundiais em Administração Municipal.

Participante ativo do Fórum de Desenvolvimento de Osasco desde seu lançamento na época em que eu ainda era vereador, hoje na condição de parlamentar estadual quero recomendar a experiência como um exemplo a ser seguido pelos municípios paulistas.