Encontro Regional da Agenda 21: modelo a seguir

Neste mês de junho, considerado o Mês do Meio Ambiente, tivemos a oportunidade de acompanhar o 1º Encontro Regional da Agenda 21 no município de Várzea Paulista, atividade inédita, com participantes que vieram também de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Caieiras, Louveira, Jarinu, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato, Cabreúva, Itatiba e Itupeva.

Tais municípios totalizam cerca de um milhão de habitantes e configuram pólo industrial de projeção nacional, além de sediar a Serra do Japí, um dos poucos remanescentes de Mata Atlântica no Interior paulista, com 354 km2 de área. Constituem-se os dois temas ambientais de maior relevância na região: desmatamento e saneamento básico (água e esgotos).

A Agenda 21 foi resultado da Conferência Eco-92, ocorrida no Rio de Janeiro há quinze anos atrás. Trata-se de documento que estabelece o compromisso de se refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, ONGs e todos os setores da sociedade podem cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.

Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional.

A atividade que visitamos foi organizada pela Prefeitura de Várzea Paulista, comandada pelo Prefeito Eduardo Pereira, em parceria com as ONGs Coati (Centro de Orientação Terra Integrada), Ecomursa, Arapéia e Associação Mata Ciliar. Contou com palestrantes do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da ONG Vitae Civilis, além do apoio da Câmara Municipal de Várzea Paulista e da Essencis. Empresas privadas também se interessaram pelas discussões, como a Elekeiroz, que ostenta 113 anos de história.

Ao final do evento foi criado o Fórum Regional da Agenda 21, que deverá dar continuidade e conseqüência aos trabalhos.

Na qualidade de deputado estadual, por onde andarmos neste estado de São Paulo manifestaremos completa aprovação às atividades caracterizadas como Encontros da Agenda 21. E as recomendaremos àqueles que lutam por melhor qualidade de vida na sua região, no país e no planeta.