Comissão de Finanças aprova Centro de Oncologia na região Osasco

A luta pela instalação do Centro de Tratamento do Câncer na região de Osasco – bandeira do deputado estadual Marcos Martins (PT) e dos movimentos sociais-, ganhou novo capítulo na Assembleia Legislativa, na semana passada, com aprovação da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da proposta que destina cerca de R$ 5 milhões do Orçamento para o exercício de 2012 para implantação do Centro.

A medida foi tomada após solicitação do deputado Marcos Martins, movimentos sociais, parlamentares e do prefeito Emidio de Souza, ainda em setembro, quando foi discutido o Orçamento do Estado, em audiência pública, na Câmara Municipal de Osasco.

Com a recente aprovação, os parlamentares votarão a proposta no início de dezembro. Se aprovada, a iniciativa permitirá que o Governo do Estado disponibilize os recursos para a Secretaria de Saúde do Estado instale o Centro de Tratamento do Câncer na região.

Para Marcos Martins a aprovação do recurso a construção de um espaço que atenda pacientes oncológicos na região é mais que relevante. “Sabíamos que o percurso não seria simples, mas já avançamos muito na nossa caminhada. Viabiliazar o centro é urgente, para que possamos descentralizar este tipo de atendimento e acabar os grandes deslocamentos que o estado submete seus pacientes para o tratamento. Agora, cabe ao governador cumprir a sua parte. Certamente chegaremos ao final desta caminhada com uma grande vitória”, disse Marcos Martins.

Principais Ações:

A construção de um centro de tratamento do câncer, uma das principais bandeiras do mandato doparlamentar, já emplacou diversas vitórias, desde o início da campanha, em 2009. Entre elas estão a entrega ao Governo do Estado de mais de 50 mil assinaturas para implantação do centro, aceno positivo da Secretaria Estadual da Saúde, cobrança dos movimentos sociais durante os debates sobre o orçamento estadual, dentre outras.

Para fortalecer ainda mais a luta, Marcos Martins se reuniu com o secretário de Saúde do Estado, falou sobre a infaestrutura já existente em Osasco, no Hospital Regional, para receber o Centro de Tratamento do Câncer e como ela pode ser utilizada para agilizar o processo.