4º Seminário do Projeto Osasco 50 Anos abre as comemorações do cinquentenário

Crédito: Assessoria de Imprensa

O 4º Seminário Público do Projeto Osasco 50 Anos, realizado pela Prefeitura no sábado, dia 4 de fevereiro, nas dependências da FAC-Fito, abriu o calendário de eventos em comemoração ao cinqüentenário de Osasco.

A abertura aconteceu às 9 horas, com a execução, por músicos do Conservatório Villa-Lobos, da Fito, dos hinos de Osasco e nacional, e com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo, de Osasco, da Ordem dos Emancipadores de Osasco e da Fito; feita, respectivamente, pelo prefeito Emidio de Souza, pelo deputado estadual Marcos Martins, pelo vereador Mario Luiz Guide (representando a Câmara Municipal de Osasco), pelo presidente da OEO, José Geraldo Setter; e pelo vice-prefeito e presidente da Fito, Dr. Faisal Cury.

Na sequência, os 1,5 mil inscritos no seminário (maior número registrado desde a criação do projeto, em 2007), acompanharam a cerimônia de abertura, que aconteceu no ginásio da Fito.

O projeto existe desde 2007 e buscou envolver a população na elaboração de metas, distribuídas por 9 eixos temáticos, a serem atingidas quando Osasco chegasse ao seu cinqüentenário, o que acontece em 19 de fevereiro de 2012.

No evento, o secretário de Governo, Jorge Lapas, destacou que o projeto Osasco 50 Anos foi um instrumento criado pelo prefeito Emidio de Souza para projetar o futuro da cidade. “Então, é importante destacar que todos que estão aqui hoje estão escrevendo seu nome na história de Osasco”, afirmou.

O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, destacou que o número de participantes, no seminário, era uma das razões para que Osasco enxergue seu futuro com otimismo. “A participação popular no Projeto Osasco 50 Anos é um orgulho que vou levar para o resto da vida. Nada do que foi feito até aqui teria acontecido se a população não estivesse disposta a colaborar”, ressaltou.

Ele destacou ainda que 80% das metas estabelecidas no projeto já foram alçadas. “E as demais estão em andamento ou, em alguns casos, não dependem apenas das ações da prefeitura. Mas fica a pergunta: serão que se não tivéssemos o Osasco 50 Anos, alguma delas teria sido atingida? Provavelmente não. E não teriam nem sido incluídas como prioridade de governo”, destacou.

Após a cerimônia de abertura, os inscritos seguiram para discussões, nos 9 eixos temáticos: Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano, Inclusão Social, Segurança Pública e Reforma e Modernização do Estado. E para escolhas de representantes da sociedade civil e da administração municipal para formação da comissão de acompanhamento das metas.

O evento foi finalizado com apresentação, por parte dos moderadores de eixo, sobre as alterações nas metas, que agora serão reunidas em um livro, que será lançado no 2º semestre desse ano.

“A prefeitura de Osasco e o prefeito Emidio estão de parabéns pelas ações planejadas e executadas em comemoração aos 50 anos de Osasco. A cidade merece mais 50 anos de conquistas como as que foram proporcionadas nestes últimos anos. Parabéns Osasco”, declarou o deputado Marcos Martins.