Em reunião comandada por Marcos Martins, secretário reafirma Centro Oncológico em Osasco

Crédito: Assessoria de Imprensa

Na primeira reunião do ano da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o secretário de Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri, voltou a confirmar a intenção do governo paulista de implantar um Centro de Tratamento do Câncer na região de Osasco. À Comissão, que é presidida pelo deputado estadual Marcos Martins (PT), Cerri fez balanço de sua gestão e pontuou os desafios para 2012. Dentre os principais programas do governo estadual, está previsto a regionalização dos serviços de oncologia.

“Pretendemos realizar uma política de descentralização na Saúde e um dos desafios são os atendimentos oncológicos”, ressaltou.

O secretário mencionou os gastos da Secretaria com medicamentos de alto custo e as medidas judiciais para a aquisição dos remédios que estão elevando os gastos da pasta.

“A falta de medicamentos de alta complexidade são pontuais. Gastamos R$ 80 milhões em 2011 e este valor tem aumentado em R$ 200 milhões por ano”, revelou. “Muitas das solicitações judiciais não são preconizadas pelo SUS e são receitadas por médicos descredenciados ou ações de pacientes de convênios de saúde que não conseguem os medicamentos pela empresa e usam o judiciário para obter o remédio do Estado. Estamos desviando recursos de quem precisa para quem não precisa”.

Dentre outros temas, Giovanni Cerri relatou sobre pesquisas para vacinas de HPV e de dengue, que estão sendo desenvolvidas pela secretaria, a ampliação do programa de saúde bocal, a política antiálcool e antidrogas (neste caso a criação de 1200 leitos para internação), a reforma de hospitais geridos diretamente pelo Estado, e capacitação dos profissionais de saúde para o atendimento humanizado.

O secretário também foi questionado e recebeu críticas pela transferência da administração dos hospitais para OSs (Organizações Sociais). Além disso, Cerri foi duramente repreendido pelo projeto que torna o Hospital da Clínicas em autarquia especial e por não ter enviado ainda à Assembleia projeto que melhore o salário dos médicos.

“A abertura dos trabalhos da Comissão de Saúde permitiu um debatêssemos temas importantes para saúde paulista. Mas as informações de Giovanni Cerri sobre a regionalização do tratamento de câncer nos deixa esperançosos para que a região de Osasco e outras do estado possam contar com este serviço. Outras ações da secretaria são boas, mas precisam sair do papel. Vamos fiscalizar para que isto aconteça”, destacou o deputado.