Frente Parlamentar ouve reivindicações dos servidores do Iamspe no Vale do Paraíba e Litoral Norte

Crédito: Assessoria de Imprensa

Nesta quarta-feira, 23 de maio, na Câmara Municipal de Taubaté, foi realizada Audiência Pública em Defesa do IAMSPE (órgão estadual responsável por prestar assistência médica e hospitalar aos seus beneficiários), na qual servidores públicos estaduais de várias categorias reivindicaram mais recursos para o financiamento do serviço prestado pelo Instituto na Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Na ocasião, o superintendente do IAMSPE (Instituto Assistencial Médico do Setor Público Esdatual- SP), Latifi Abraão, se comprometeu em realizar visita ao Hospital Regional de Taubaté para levantamento dos problemas existentes.

A mesa foi composta por representantes do IAMSPE (Instituto Ambulatorial Médico do Setor Público Estadual), representantes da CCM (Comissão Consultiva mista do IAMSPE), e deputados da região.

Também, na audiência, foi discutido o teto financeiro dos hospitais conveniados da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O teto financeiro do Hospital Regional de Taubaté, que era de R$ 280.000,00, foi reduzido para R$ 180.000,00. Além deste problema, reivindicou-se a melhora e agilidade nos agendamentos das consultas e exames. O credenciamento de clínicas, para desafogar o atendimento, e a liberação de materiais para cirurgia de alta complexidade, também foram discutidos como ponto prioritário, considerando que, quando há liberação, o tempo de espera para cirurgia é demasiado, cerca de 30 dias.

Dentre as reivindicações, ainda constava pedido de volta das consultas ambulatoriais no Hospital Regional de Taubaté, que foram cortadas aproximadamente há um ano.

Os servidores reclamaram da falta de funcionários e da sobrecarga dos poucos existentes. Além disso, denunciaram o que chamam de “sucateamento” e privatização do Hospital do Servidor Público.

Como presidente da Comissão de saúde, o Deputado Marcos Martins, juntamente com o deputado Marco Aurélio (PT), presentes ao evento, realizarão uma reunião no dia 12 de junho no CEAMO (Centro de Assistência Médico-Ambulatoria de Taubaté), às 14h, para dar sequência aos trabalhos da Comissão e Frente Parlamentar de Saúde.

Segundo Marcos Martins, esta comissão “se constitui como mais uma ferramenta de luta dos trabalhadores, porque somente juntando forças podemos fazer com que o governo estadual se mobilize e invista tanto na melhoria na área da saúde para servidores e para a população do estado de um modo geral”.