Bancada se reune com o ministro da Educação Aloizio Mercadante

Nesta segunda-feira, 04, o deputado Marcos Martins (PT), parlamentares e prefeitos da Bancada Petista se reuniram com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em São Paulo. Na ocasião, Mercadante projetos e ações desenvolvidas pelo Ministério.

O encontro ampliou diálogo da bancada com o Governo Federal, trazendo subsídios para que os membros possam ter instrumentos para criar contraponto ao governo estadual em sua ausência na gestão de políticas públicas educacionais, principalmente em relação ao processo de sucateamento.

“A Bancada tem compromisso com o nosso projeto. Vim para trazer informações sobre as prioridades do MEC e ouvir sugestões dos companheiros deputados e prefeitos”, disse o ministro que ainda acrescentou que os projetos do Governo Federal teem sido vitoriosos, como a inclusão de mais de um milhão de jovens nas universidades através do ENEM.

Durante encontro, Mercadante ambém apresentou resultados de programas conduzidos pelo ministério como ‘Pronatec’, ‘Pronacamp’, ‘Fies’, ‘Ciências sem Fronteiras’ e a participação do Ministério no ‘Brasil Carinhoso’. Além destas conquistas, a verba para a merenda escolar destinadas as crianças de 0 a 6 anos aumentou em 67%.

O encontro também permeou pautas como recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que serão antecipados aos municípios para obras de novas escolas e creches públicas e conveniadas que tenham crianças integrantes do Bolsa Família. Estas, em específico, receberão 50% a mais da verba encaminhada pelo Governo Federal.

No final do encontro, Mercadante afirmou que neste mês será lançado o “Alfabetização na Idade Certa”, programa que visa a alfabetização de alunos até oito anos de idade. “Focar no aprendizado nos primeiros anos de escolarização é essencial e, com esta iniciativa, o governo tem uma oportunidade de produzir diagnósticos e informações importantes para melhorar a qualidade da educação brasileira. Será um grande salto na qualidade do ensino”, disse o ministro.

Além dos deputados da bancada petistas, estavam presentes os prefeitos: Claudio Maffei, de Porto Feliz; Cido Sério, de Araçatuba; Marcia Rosa, de Cubatão; Sérgio Ribeiro, de Carapicuíba; Nelson Brambilla, de Araras; Edmur Buzza, de Dourado; e Ricardo Fascineli, de Motuca. Os vereadores: Francisco Chagas e Alfredinho de São Paulo e Claudio Dutra de Itapevi também marcaram presença