Comissão de Saúde recebe secretário de Estado da Saúde

Crédito: Maurício Garcia de Souza

Na terça-feira (6/11), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Marcos Martins, recebeu o secretário de Estado da Saúde, Giovani Guido Cerri. O intuito do evento era a apresentação de dados sobre sua gestão e o debate sobre temas da saúde, principalmente o Projeto de Lei Complementar 39/2012 que prevê a implantação de três classes de profissionais: médico I, médico II e médico III.

No encontro, o secretário informou aos parlamentares presentes que o Estado de São Paulo tem 91 hospitais públicos. Destes, 56 são administrados pelo governo e o restante por organizações sociais da saúde (OSSs). Em relação à mortalidade infantil, garantiu que o Estado apresenta o menor índice e metade dos municípios paulistas possui índice menor que 10 óbitos para cada mil crianças nascidas.

Sobre o PLC, o secretário esclareceu que há previsão de valorização imediata de 70% sobre os vencimentos dos médicos e que o índice chegará a 100% após um ano de aprovação da lei. Ainda sobre o assunto, também é previsto remuneração diferenciada para o profissional que se dedicar a um hospital exclusivamente.

Quando questionado por Marcos Martins sobre projetos para saúde na região de Osasco, Cerri afirmou que haverá um centro de oncologia na região para evitar o deslocamento de pacientes que precisem de radioterapia.

Temas como saúde de mulheres vítimas de violência doméstica ou abuso sexual, medidas voltadas para dependentes químicos, aquisição de equipamentos para tratamento de oncologia, construção de centro de referência para mulher, atendimento odontológico em hospitais públicos, e falta de medicamentos também foram tratados durante audiência pública.