Centro de Referência da Infância e Adolescência permanecerá aberto

Crédito: Marco Antonio Cardelino

Na última terça-feira, 11/12, em reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, presidida por Marcos Martins, foi revelado a permanência do Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA).

Impulsionado por cortes de verba da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o término de atendimentos no CRIA estava previsto para sexta-feira, 14/12. No entanto, intervenções de movimentos populares de saúde, de funcionários do Centro e parte de deputados da Assembleia Legislativa, como Marcos Martins, pressionaram a tomada de decisão do Governo que reconheceu a importância do tratamento oferecido a jovens e crianças. A notícia que o CRIA continuará seus atendimentos foi dada pela assessora técnica do gabinete do secretário da Saúde, Rosângela Elias.

A notícia trouxe alívio para mães de pacientes e funcionários do Centro que também receberam a garantia de que não haverá demissões ou redução de pessoal. Elias também afirmou que as metas cumpridas pelo CRIA serão discutidos, mas garantirão a qualidade dos serviços oferecidos.

“Mais uma vez a participação popular sensibiliza e faz o Governo recuar no fechamento de um Centro que encara seus pacientes com compromisso e responsabilidade. A decisão da Secretaria de Saúde em continuar com os atendimentos às crianças e aos adolescentes é coerente. O CRIA tem grande relevância social porque beneficia 250 pacientes com diversos tipos de problemas mentais através de seus serviços prestados. A maior beneficiada com a permanência do Centro é a sociedade”, diz Marcos Martins.