“Obras no Hospital Regional são conduzidas de maneira irregular”, diz Marcos Martins

Crédito: Assessoria/MM

O deputado estadual Marcos Martins (PT) visitou as obras do Hospital Regional de Osasco, na manhã dessa quinta-feira (09/05), e constatou a situação precária das instalações do equipamento público, em reforma há mais de três anos. A visita do parlamentar ocorreu após denúncias de usuários e profissionais da unidade, que reclamam de problemas tanto na infraestrutura quanto no atendimento a pacientes em meio à poeira e ao barulho das obras.

Segundo o deputado, a situação beira o caos, pois não estão sendo respeitados os critérios para a realização dos trabalhos de manutenção. “Há fios elétricos caindo do forro no teto, muita poeira, abrigos de mangueira de incêndio negligenciados e barulho de britadeira. Só para se ter uma ideia, a ala cirúrgica não tem o mínimo controle de acesso. Em outro andar, estavam sendo retiradas telhas de amianto sem os cuidados necessários. Sabemos que esse material é carregado de asbesto, substância extremamente perigosa para a saúde e causadora de câncer”, avaliou o deputado.

O parlamentar esteve acompanhado do presidente do Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região (Cissor), José Elias de Gois, e da auxiliar de enfermagem e diretora do SindSaúde de Osasco e Região, Maria de Lourdes da Silva Gonçalves.

“Não somos contra as obras no hospital, mas não da forma que está sendo conduzida, expondo pacientes a situações de risco, podendo até agravar quadros de doença”, declarou Maria de Lourdes.

Outro problema, denunciado pela diretora do SindSaúde, é a falta de cuidado com materiais que requerem trato específico. “O material de lavanderia após uso de pacientes, por apresentar riscos de contaminação, não pode ficar acumulado como está, sem segurança alguma e ao lado da sala de refeitório”, complementou.

Desde o dia seis de maio, servidores estaduais da saúde decretaram greve devido aos salários defasados e condições precárias de trabalho. Com isso, o número de funcionários está reduzido, deixando a situação mais preocupante. O quadro do hospital, que já era crítico, piorou e tem sobrecarregado o sistema municipal de saúde, já que grande parte dos pacientes tem procurado outras unidades, saturando a rede. Ainda de acordo com relatos de usuários, o Hospital Regional tem alternado dias de atendimento, ora atendendo a alguns casos, ora alegando falta de leitos.

“Sabemos que obras de manutenção são necessárias, principalmente em se tratando de prédios antigos como esses. Mas, o que questionamos, é a forma como isso está sendo feito. O correto seria separar os trabalhos por alas, isolando os pacientes de áreas que estão passando por reforma. Ao término das obras em um setor, os trabalhos migrariam para outro, sem penalizar pacientes em quadros de vulnerabilidade de saúde”, ressaltou Marcos Martins.

O parlamentar pretende apresentar um relatório à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesp), para que seja encaminhada denúncia à Secretaria Estadual de Saúde, órgão responsável pela gestão do Hospital Regional.