Luta de Marcos Martins pelo Centro de Oncologia ganha força na audiência do Orçamento 2014 em Osasco

Crédito: José Antônio Teixeira

Na noite de segunda-feira, 7 de outubro, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa realizou na Câmara Municipal de Osasco mais uma da série de audiências públicas para debater o orçamento estadual para 2014.

Os participantes escolheram a saúde como a demanda mais importante da região, seguida por segurança pública, em votação mediante formulário distribuído pela comissão, com 19 temas. E dentre as principais reivindicações nessa área, o Centro de Oncologia, uma das principais lutas do deputado Marcos Martins, ganhou força.

Eliezer Souza, presidente da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto – Abrea, afirmou que o Centro Oncológico tem que ser concluído para o atendimento dos moradores de Osasco. “Esta não é a primeira vez que viemos aqui para cobrar pelo Centro de Oncologia em Osasco, um local que atenda toda a região. Na Abrea temos muitos casos de câncer por causa do amianto e por isso precisamos buscar tratamento lá em São Paulo. Esta é uma luta de muitos anos do deputado estadual Marcos Martins. Trabalhamos ao lado do grupo OncoVida e do deputado para recolhermos assinaturas para o abaixo-assinado, há mais de 4 anos. Mas até hoje este Centro não chegou. Os pacientes de toda região precisam se deslocar, doentes, até a Capital para passarem pelo tratamento”, disse.

Sonia Miranda, moradora de Osasco, reforçou a fala de Eliezer. “Quero cobrar algo aqui que já foi dito por outra pessoa: o Centro de Tratamento do Câncer. Apesar da cobrança, cada vez mais jogam a data de sua implantação para frente. Neste final de semana saiu matéria num jornal dizendo que o Centro só virá em 20 meses. Não dá mais. A população está sofrendo, doente. E eu ficaria injuriada se o Centro viesse apenas às portas das eleições”, afirmou.

O vereador Aluisio Pinheiro, ex-presidente da Câmara, também reclamou da demora na atenção à reivindicação, que já fora apresentada anteriormente nas audiências públicas do Orçamento.

Estiveram em Osasco para realizar a sessão os deputados Enio Tatto, Gilmaci Santos, Victor Sapienza, Osvaldo Vergínio, Jooji Hato, Isac Reis e Luiz Claudio Marcolino, além dos vereadores de Osasco.

A próxima reunião acontece na quarta-feira, 9/10, às 10h, na Câmara de São José dos Campos, sede administrativa da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Luta

Há mais de quatro anos, o deputado Marcos Martins luta pela implantação do centro de oncologia na cidade. Ele já fez diversas gestões junto às pastas da Saúde estadual e federal para conseguir o benefício para a cidade e já conseguiu aval do ministro da Saúde, Alexandre Padilha e também do governo do Estado.

Juntamente ao Grupo OncoVida, Marcos Martins já colheu mais de 50 mil assinaturas para abaixo-assinado que foi entregue à Casa Civil e aguarda conclusão do processo de compra do imóvel por parte do governo estadual para a instalação da unidade. “Esta foi uma caminhada que frutificou. Depois, outros parlamentares também abraçaram esta luta, somando forças. O que foi muito bom, porque o câncer não tem partido e não escolhe raça, tampouco gênero”, disse.