Alesp derruba veto ao projeto de Marcos Martins que proíbe uso do mercúrio em SP

Crédito: Nenê/Liderança PT Alesp

Foi derrubado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na madrugada desta sexta-feira, 20/12, o veto ao Projeto de Lei 769/2011, de autoria do deputado estadual Marcos Martins (PT), que propõe a eliminação progressiva do uso de equipamentos hospitalares com mercúrio nas unidades de saúde pública do Estado de São Paulo.

O projeto, aprovado pela Alesp, havia sido rejeitado no início do ano pelo governador do estado e desde então o parlamentar lutou pela derrubada do veto, realizando audiência pública para debater o assunto e discutindo sobre os perigos da substância em encontros com gestores públicos na capital e interior paulista.

“Trabalhamos durante todo o ano para derrubar esse veto, pois trata-se de um Projeto de Lei que preza pela saúde e bem-estar do povo paulista. Essa é uma vitória na luta contra o poder econômico, contra a ganância à custa de vidas de trabalhadores. Esse é o nosso desafio como cidadãos”, declarou o parlamentar.

Mais de 140 países membros das Nações Unidas, incluindo o Brasil, assinaram um acordo global pelo controle e redução de produtos, processos e indústrias onde o mercúrio é empregado. O documento pretende limitar o uso da substância e eliminar o seu uso até 2020. A Convenção relembra a contaminação de milhares pessoas por mercúrio na cidade japonesa de Minamata, em 1956.

“A proibição do uso do mercúrio é uma luta mundial. São Paulo, que é o estado mais rico da federação e que deveria ser propulsor da iniciativa, não poderia manter esse veto absurdo do governador”, finalizou Marcos Martins.