Marcos Martins pede CPI para investigar crise da água em São Paulo

Crédito: Assessoria/MM

O deputado estadual Marcos Martins (PT), propôs na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar e apurar, entre outras suspeitas, as relações entre a Sabesp e empresas do setor de saneamento ligadas a ex-diretores da Estatal no período de 2010 a 2013.

Para o deputado, essas relações podem ter colaborado para a ineficiência do programa de redução de perdas e uso racional da água. “A principal função da CPI seria investigar as perdas de água da Sabesp, já que ela tem um contrato de R$ 400 milhões com a companhia japonesa de desenvolvimento – Jica –, executado desde 2009, mas a situação continua a mesma: perde-se 31,2% da água tratada para abastecer a região metropolitana de São Paulo”, explica o parlamentar. O índice representa cerca de 950 bilhões de litros – quantidade equivalente a quase todo o “volume útil” do Sistema Cantareira, que tem capacidade para 981 bilhões de litros.

De acordo com o requerimento, entre os anos de 2008 e 2013 houve um investimento de R$1,1 bilhão no Programa de Redução de Perdas e Uso Racional da Água. Mesmo assim, a Sabesp foi incapaz de alcançar a meta de redução que era de 30,6%. Ao contrário, a estatal conseguiu desperdiçar ainda mais, chegando ao índice de desperdícios em 2012 de 32,1% e em 2013 de 31,2%, sendo que o limite máximo de desperdício em países desenvolvidos é de 20%.

Agora, Marcos Martins recolhe assinaturas para protocolar o pedido de CPI. Até o momento, 26 parlamentares assinaram a proposta. São necessários 32 para que o pedido seja protocolado.