Deputado Marcos Martins participa de Assembleia Geral da ABREA

Crédito: Assessoria/MM

No último sábado, 10/9, o deputado Marcos Martins participou de mais uma Assembleia Geral da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA), em Osasco.

Na ocasião, os presentes lembraram as conquistas da Associação e os desafios futuros da luta contra o amianto, como a Campanha Nacional pelo banimento do amianto e o Congresso Internacional, que será realizado em Campinas, no início de outubro.

ABREA

Fundada em 1995, a Associação é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que tem como objetivo reunir, cadastrar e encaminhar para atendimento de saúde os trabalhadores vítimas do amianto; conscientizar a população sobre os perigos da exposição ao amianto; propor ações judiciais em favor das vítimas da substância; recuperar ambientes degradados pela indústria do amianto; e lutar de maneira geral pelo banimento do amianto em todo Brasil.

Luta de Marcos Martins contra o amianto

Ao lado da ABREA, a luta do deputado contra o amianto cresceu e se tornou referência dentro e fora do Brasil.  Marcos Martins teve uma grande vitória contra o amianto em 2007, quando a Lei 12.684, de sua autoria, foi aprovada, proibindo o uso de produtos contendo a substância em todo o estado de São Paulo. No final de 2015, sua lei foi alterada pela Lei 16.048, também da autoria do parlamentar, que determina que os produtores que usarem o amianto estarão obrigados a providenciar o descarte em aterro industrial para disposição final de lixo perigoso em prazo fixado por agência fiscalizadora.