Atingidos por barragens marcam presença em Audiência na ALESP

Nesta terça-feira, 14/3, foi realizada, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), Audiência Pública com o tema “Água, Energia e os Direitos dos Atingidos por Barragens no Estado de São Paulo”. Além da deputada Marcia Lia, que promoveu o encontro, o evento contou com a participação de representantes da bancada do PT na casa; do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); da Universidade Federal do ABC (UFABC); do mandato do deputado estadual Marcos Martins e da deputada Federal Luiza Erundina, além da vereadora da capital paulista, Juliana Cardoso.

Com a apresentação dos planos das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) e das Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH’s), o encontro foi pautado nos impactos da construção de barragens sobre a vida da população paulista e ao meio ambiente. A instalação de barragens causa enormes prejuízos às famílias do seu entorno, que não recebem nenhum tipo de contrapartida enquanto atingidos pelas obras.

Há aproximadamente uma semana, o deputado estadual Marcos Martins se encontrou com grupo organizado contra as obras das barragens de Amparo e Pedreira, na região de Campinas.

Segundo os moradores locais, a região é tombada pelo patrimônio histórico e considerada uma área de preservação ambiental, mas o estado já se articula pelo destombamento. “Não é possível que o estado de São Paulo continue ignorando as demandas da sociedade e colocando em risco o meio ambiente. Se o processo não for democrático, de diálogo com a população local, então a política perde o sentido”, condenou o deputado.

Entre os encaminhamentos da Audiência figuram a criação de uma Frente Parlamentar; estudos de projetos energéticos populares; criação de uma política de Estado de direitos dos atingidos por barragens e levantamento dos impactos de todas as barragens, inclusive as que já foram construídas e seus respectivos laudos.