12 de maio – Dia de Conscientização da Fibromialgia

Divulgação

A próxima sexta-feira, 12/5, é marcada pelo Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia, data incluída no calendário oficial do estado de São Paulo a partir da Lei 15.461/14, de autoria do deputado estadual Marcos Martins. A resolução tem como principal objetivo levar informações tanto para a população quanto à comunidade médica, uma vez que ainda há divergências sobre o diagnóstico e o tratamento mais adequado para esta doença rara.

A fibromialgia é uma síndrome reumática que atinge cerca de 2% a 3% da população brasileira, sendo que acomete mais as mulheres do que os homens. De acordo com cartilha lançada pela Comissão de Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes Dolorosas, esta síndrome se manifesta principalmente na faixa entre os 30 e 55 anos de idade, sendo caracterizada por uma dor crônica espalhada pelo corpo, principalmente nos tendões e articulações. Outros sintomas são a fadiga; alteração no sono; cefaleia e distúrbios emocionais.

“A fibromialgia é silenciosa e muito dolorosa. Por este motivo, é necessário discutir, conscientizar e chamar atenção de todos, inclusive da classe médica, para que os pacientes sejam diagnosticados corretamente e recebam o devido tratamento”, explica o deputado.