A defesa do meio ambiente é a defesa de um mundo melhor para todos

Com a aproximação de mais um Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na segunda-feira, 5 de junho, renovamos nossos votos sobre os desafios colocados nesta área. Dentro das nossas possibilidades, desde meu primeiro mandato tenho procurado defender o meio ambiente e os interesses da classe trabalhadora.

Como membro das Comissões de Meio Ambiente e de Saúde da Assembleia Legislativa, tenho denunciado o descaso do governo do estado e da Sabesp com o abastecimento, a poluição e o desperdício de água; coleta e tratamento de esgoto; privatização dos parques estaduais, entre outras questões sensíveis à população paulista.

Entre outras medidas, tenho combatido, há muitos anos, o uso de substâncias cancerígenas e contaminantes do meio ambiente, como o amianto, o benzeno e o mercúrio; além da privatização de áreas de proteção ambiental e a construção de barragens que causam um enorme impacto ambiental e humano.

Também tenho procurado promover a conscientização da população sobre a necessidade de prevenção de zoonoses, cuidados com o lixo, com o descarte de resíduos perigosos e a preservação dos nossos recursos naturais. Mais do que isso, tenho um olhar especial à agricultura familiar e as chamadas hortas comunitárias nas cidades.

Neste marco do Dia Mundial do Meio Ambiente, reafirmamos nosso compromisso diário com essas tarefas – a defesa do meio ambiente é a defesa de um mundo melhor para todos.

Marcos Martins, deputado estadual, membro da Comissão de Meio Ambiente e da Comissão Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo