Moradores de Pedreira e Amparo na luta contra as barragens

No final de maio, o deputado estadual Marcos Martins recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), uma comissão de moradores e ambientalistas da região de Pedreira e Amparo, que questiona a construção de duas barragens na região.

Segundo os moradores, a falta de transparência do Governo Alckmin, neste caso, é absurda. Sem acesso completo aos detalhes do projeto, moradores e ambientalistas temem o impacto ambiental e humano por trás dessas iniciativas. “Um projeto desta dimensão não pode ser implementado sem um intenso diálogo com a comunidade. Me preocupo, especialmente, com o impacto humano, dada a possibilidade de remoção de famílias, e com o impacto ambiental, uma vez que o local é uma área de preservação permanente”, declarou Marcos Martins.

Além dos moradores de Amparo e Pedreira, também esteve presente na reunião o Sr. Jadir Bonacina, representante nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Bonacina destacou a reincidência deste comportamento do governo e empresas por todo estado. Dentre as propostas de encaminhamento apontadas pela reunião, ganhou destaque a realização de audiência pública em Amparo no final mês de junho.