“Não Respire-Contém Amianto” é lançado em São Paulo

Na sexta-feira passada, 2/6, o vídeo documentário “Não Respire – Contém Amianto” foi exibido ao público pela primeira vez durante a 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. Produzido pela ONG Repórter Brasil, o filme mostra a desfaçatez da indústria do amianto, representada pelo Instituto do Crisotila, na tentativa de seguir trabalhando com a fibra cancerígena em solo brasileiro, contaminando e matando trabalhadores, seus familiares e a população em geral.

Dirigido por André Campos, Carlos Juliano Barros e Cauê Angeli, o filme conta com depoimentos de diversos trabalhadores expostos à fibra cancerígena, entre eles do presidente da ABREA (Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto), Eliezer de Souza, que esteve presente na exibição ao lado da Dra. Fernanda Giannasi, ativa no combate à fibra assassina; da jornalista Eliane Brum, que há muitos anos relata e retrata as mazelas do amianto na grande imprensa e nos meios alternativos; e do coordenador geral da Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto.

O evento contou ainda com a presença do deputado estadual Marcos Martins, autor da lei 12.684/07, que proíbe o uso do amianto no estado de São Paulo. Segundo o deputado, “hoje ainda não existe uma lei que proíbe o amianto em todo o território nacional, por isso a importância do trabalho nas Assembleias Legislativas de cada estado e também em Brasília”, afirmou o deputado. “Um filme como este é fundamental para levar mais informações, tanto para os parlamentares quanto para a população, que precisa dizer basta ao amianto”, completou.