Deputado Marcos Martins cobra conclusão da reforma e contratação de funcionários do Hospital Regional de Osasco

 

Na manhã dessa terça-feira, 20/6, o deputado estadual Marcos Martins visitou o Hospital Regional de Osasco acompanhado do presidente da Comissão de Saúde da ALESP, Cezinha de Madureira. Na ocasião, ambos foram recebidos pelo Diretor Técnico da unidade, Dr. Maurizio Dana, que apresentou o quadro da unidade.

Segundo informações, o Hospital Regional de Osasco, responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo desde 1989, é uma unidade de atendimento com perfil de alta-complexidade, principalmente nas áreas de politraumas e bucomaxilo.

De acordo com relato de Dana, o hospital trabalha abaixo da capacidade esperada devido limitações físicas resultantes da reforma do mesmo, bem como déficit de funcionários. Atualmente, a população conta com 134 leitos operacionais disponíveis, de uma expectativa ideal de 255, um número negativo de 121 leitos.

No tocante a UTI, a população possui hoje 18 leitos, havendo 22 leitos parados – devido reforma no contrapiso da unidade. A capacidade da UTI seria de 40 leitos. A perspectiva, segundo Dana, é que o caso da UTI seja resolvido até o fim de junho – dependendo da atenção disponibilizada pela Secretaria de Saúde.

A ala psiquiátrica do Hospital também foi um dos temas da reunião, dado que atualmente está “pronta, porém desativada”, por falta de recursos humanos. Dr. Dana destacou ainda a extensa terceirização existente na unidade, fato que abrange os seguintes departamentos: hemodiálise, laboratório, imagem, vigilância, limpeza, lavanderia e refeição. Sendo que, a parte interna do laboratório também aguarda o fim das obras. Mesma situação de parte do departamento de emergência.

Dentre outras informações, o diretor destacou a contribuição do Hospital para região e no último mutirão realizado em março, na cidade de Osasco, em que apesar do perfil diferenciado da unidade, foram feitos 3170 atendimentos, dentre eletrocardiogramas, ultrassonografias, raios-x, tomografias, ressonâncias, pequenas cirurgias e exames laboratoriais.

A reforma está prevista para ser finalizada até o final de outubro desse ano. Após a reunião e visita pelas dependências do hospital, o deputado estadual Marcos Martins destacou “sua decepção com a reforma do Hospital que já dura 7, 8 anos”. Além disso, ressaltou sua preocupação com a falta de funcionários tão essenciais para unidade. Para Martins, a situação do Hospital Regional é motivo para reclamações da população pelo longo tempo de espera pela finalização da reforma.

 

Mais imagens -> http://zip.net/bntK65