Marcos Martins visita SABESP e questiona a gestão da água

O deputado estadual Marcos Martins esteve na manhã desta quinta-feira, 22/6, em reunião com moradores e dirigentes da unidade osasquense da SABESP.

Em resposta à demanda de moradores de diversos bairros da cidade, Marcos Martins solicitou reunião com a empresa e foi atendido por seu o gerente regional, Sr. Josué Fraga da Silva.

Os moradores reclamaram de falta d’água, baixa pressão, vazamentos, tapa-buracos e baixo nível de saneamento básico, com grande parte da cidade sem estruturas para gestão do esgoto. Em resposta, o Sr. Fraga indicou que para além de casos individuais – que são solucionados diariamente via telefone 195, a unidade Osasco possui diversas limitações estruturais.

Com cerca de 1500 km de tubulações de água e mais 1000 km de esgoto, a gerência osasquense tem o número aproximado de 100 funcionários, sendo cerca de 40 para manutenção.

Segundo o gerente, existe a perspectiva de aprovação de um contrato para restruturação de 32 km da rede osasquense para o próximo ano. Além disso, há uma negociação – com recursos do PAC – para retomada dos trabalhos de saneamento básico da zona norte, a ser tratada em Brasília.

Por sua vez, Marcos Martins questionou a situação. “O desmonte da Sabesp, feito pelo governo estadual, deixa como legado à população uma estrutura obsoleta, que castiga os técnicos e a população” declarou o parlamentar.