Na Câmara Municipal de Osasco, Marcos Martins participa de discussão sobre a efetiva proibição do amianto - Marcos Martins

Na Câmara Municipal de Osasco, Marcos Martins participa de discussão sobre a efetiva proibição do amianto

Nesta quarta-feira, 27/9, o deputado estadual Marcos Martins participou de Audiência de Confirmação das Leis que proíbem o uso do amianto, realizada na Câmara Municipal de Osasco. Na ocasião, os presentes discutiram a efetiva implementação da Lei estadual 12.684/2007, de autoria de Marcos Martins, que proíbe a comercialização, produção e uso do amianto em todo estado de São Paulo.

Na oportunidade, o parlamentar destacou que, após o julgamento e decisão consolidada do Supremo Tribunal Federal (STF), em agosto, finalmente o amianto foi banido em todo Brasil na perspectiva legislativa, mas que agora os desafios voltam-se para a “desamiantização”. “Os municípios e empresas produtoras do amianto devem ser responsabilizadas. São milhares toneladas deste mineral cancerígeno espalhadas por todo país. Não podemos permitir que mais pessoas sejam contaminadas e tornem-se vítimas,” declarou Martins.

Além do mandato do deputado, a atividade contou com a organização do mandato da vereadora Drª Régia e da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA), além do apoio de outros vereadores como Lúcia da Saúde e Tinha Di Ferreira.

Também estiveram presentes a Fernanda Giannasi, Auditora Fiscal do Trabalho, e Eliezer de Souza, presidente ABREA; além de representantes sindicais, como Valdir Fernandes, vice-presidente da CUT-SP, e José Elias de Góis, presidente do CISSOR (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região).

O evento contou também com secretário do meio-ambiente do município, Hélio Salvini, que demonstrou abertura ao diálogo para que o processo de “desamiantização” da cidade também aconteça.