Marcos Martins promove Audiência Pública que debate a defesa dos bancos públicos

Na noite desta terça-feira, 7/11, o deputado estadual Marcos Martins, ao lado do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, realizou Audiência Pública “Em defesa dos bancos públicos”, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O evento teve como objetivo debater a importância dos bancos públicos para a sociedade em meio a uma onda de privatizações que assolam o país. Apesar de serem importantes instrumentos de crescimento e desenvolvimento para o Brasil, o governo federal vem adotando uma série de medidas para enfraquecer o setor, como as já citadas privatizações.

Para o deputado Marcos Martins, os bancos públicos como Banco do Brasil, Caixa, BNDES são essenciais para os investimentos em infraestrutura, agricultura e políticas públicas, como de moradia no caso do Minha Casa, Minha Vida. “Precisamos discutir barreiras para esses desmontes e defender os bancos públicos. Se não tivermos os bancos públicos para fazerem esses financiamentos e investimentos tudo será mais difícil e mais caro porque no privado o lucro está acima de tudo e não há compromisso com a população”, afirmou. “Esses decretos que vemos do governo Temer representam a continuidade da entrega do Brasil para os estrangeiros, para o privado. Estamos andando de marcha ré”, concluiu.

De acordo com o Sindicato dos Bancários, desde que o governo Temer assumiu a presidência, o Banco do Brasil e a Caixa já eliminaram mais de 15 mil postos de trabalho ao fecharem centenas de agências. Além disso, a Caixa está passando também por redução de alguns departamentos responsáveis pelas funções sociais do banco, como programas sociais, habitação, gestão de municípios e FGTS.

Diversas lideranças participaram do evento, com destaque para o presidente da CUT, Wagner Freitas; a presidente do Sindicato dos Bancários, Ivone Maria; e Miriam Belchior, ex-presidente da Caixa Econômica Federal; além dos deputados Alencar Santana, líder da bancada do PT, Beth Sahão (PT) e David Zaia (PPS).