Mandato do deputado Marcos Martins realiza debate sobre os atuais desafios das mulheres

Durante o mês de março, o mandato do deputado estadual Marcos Martins promove duas atividades em homenagem ao Dia Internacional de Lutas das Mulheres. As reuniões serão realizadas nos dias 17 (sábado), na União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco (UAPO), e no dia 24 (também sábado), no Rochdalle, e contarão com a presença de vários líderes em suas áreas de atuação para uma reflexão sobre os desafios das mulheres hoje.

Os encontros voltados às mulheres são realizados todos os anos no mês de março pelo mandato do parlamentar, que vem somando seus esforços à luta diária pela igualdade de gênero. “Mesmo sabendo que a melhor forma de homenagear as mulheres é caminhar ao lado delas na luta por mais direitos e espaços, acredito que é necessário se unir para refletir sobre como atuar na luta por uma sociedade mais igualitária. Por isso, avalio que é extremamente importante que as mulheres participem dessas atividades”, diz o deputado.

Um mandato de luta pela igualdade de gênero

Com forte atuação na área da saúde, Marcos Martins é o autor da lei que cria o Dia de Conscientização da Fibromialgia, por exemplo, doença rara que causa dores agudas pelo corpo e atinge, principalmente, as mulheres.

O deputado já teve aprovadas outras importantes leis de proteção à saúde da população e ao meio ambiente, como às que proíbem o amianto no estado de São Paulo e o mercúrio em equipamentos hospitalares. Tais medidas fazem parte de uma luta maior – o combate ao câncer, que em muitas de suas formas, como o câncer de mama, atinge mais as mulheres do que os homens.

A exposição ao benzeno nos postos de abastecimento de combustíveis também tem um recorte de gênero. Segundo o médico especialista em câncer ocupacional, Dr. Danilo Fernandes Costa, mulheres grávidas expostas à substância podem ter a gravidez interrompida. Em 2016, Martins redigiu o texto da lei que proíbe o abastecimento de combustíveis após o acionamento da trava de segurança da bomba, em vigor desde janeiro deste ano, preservando as funcionárias, funcionários e usuários dos postos da exposição maléfica ao benzeno e salvando milhares de vidas.

Em diálogo com o grupo ONCOVIDAS, formado majoritariamente por mulheres da terceira idade doentes de câncer, Marcos Martins conquistou uma unidade do Instituto do Câncer (ICESP) para atender pacientes de Osasco e região, que representam mais de 10% do total de atendimentos do Instituto. “É uma vitória principalmente das mulheres da região oeste metropolitana da capital, já que foram elas que iniciaram esta luta e serão as principais beneficiadas”, comemorou o deputado.

Na área da cultura, o deputado criou o Prêmio Inezita Barroso para homenagear mulheres e homens que se destacam na promoção da cultura caipira no Estado de São Paulo. A escolha de Inezita como madrinha desta homenagem, conferida pela Assembleia Legislativa, não foi por acaso – além de reconhecer e promover artistas caipiras no programa que apresentou por mais de 30 anos, na TV Cultura, Inezita foi talvez a mais poderosa voz feminina em um universo tradicionalmente dominado pelos homens. “Ela lutou contra muitos preconceitos estabelecendo novos paradigmas. É uma mulher que deve ser reverenciada”, afirma o deputado.