Deputado Marcos Martins homenageia mulheres lutadoras de Osasco e região

No último sábado, 17/3, o mandato do deputado estadual Marcos Martins realizou mais uma plenária mensal, dessa vez, com o tema “Uma reflexão sobre os desafios das mulheres hoje”, homenageando as mulheres lutadoras da cidade e região.

O evento, realizado na sede da União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco – UAPO, contou com a participação de, aproximadamente, 150 pessoas, em sua maioria mulheres.

Como convidados especiais, o encontro contou com o ex-prefeito de Osasco, Emidio de Souza, e com a professora do CESIT/UNICAMP, Marilane Teixeira, economista e pesquisadora na área de relações de trabalho e gênero.

Em seu discurso, o deputado Marcos Martins listou várias contribuições, em seus 30 anos de vida pública, de projetos que buscam melhorar as condições de vida das mulheres.

Na ocasião, o deputado falou sobre as lei que proíbem o amianto em São Paulo e o mercúrio em equipamentos hospitalares do Estado. O parlamentar ainda ressaltou a última conquista: a derrubada do veto à lei que proíbe o abastecimento de combustíveis após o acionamento da trava de segurança da bomba. Essa legislação visa acabar com a exposição ao benzeno nos postos de abastecimento de combustíveis. Especialistas apontam que gestantes expostas à substância podem ter a gravidez interrompida.

Emidio de Souza falou de conquistas que sua administração trouxe para Osasco em assuntos voltados paras mulheres, como o caso da Coordenadoria das Mulheres e da Igualdade Racial, o centro de atendimento às mulheres vítimas de violência e as unidades habitacionais entregues para as mães de família.

A professora Marilane Teixeira fez uma palestra falando sobre o cenário das mulheres no mercado de trabalho. Em sua explanação, ela frisou a necessidade das mulheres ocuparem mais espaços, além de lutar por mais valorização.

Ao final, Marcos Martins entregou uma homenagem para 14 mulheres em reconhecimento pela contribuição que elas deram para a cidade de Osasco e região.

As homenageadas são:

– Daniela Correira, socióloga que compõe o DIESAT e tem forte atuação em defesa da saúde do trabalhador;

– Edite Ricardo de Souza, militante do Partido do Trabalhadores que trabalhou por 30 anos no edifício que funciona a FNT (Frente Nacional do Trabalho);

– Francisca Josefa de Oliveira, metalúrgica que trabalhou durante muito tempo na Osram, onde foi contaminada pelo uso indevido de mercúrio;

– Izilda Aparecida, mulher de origem simples que, há mais de 20 anos, tem forte atuação na Igreja Católica, primeiro na Igreja Irmã Dulce e hoje na Santa Terezinha;

– Leonor Guatrochi, aposentada, anistiada por ter sido presa e torturada na ditadura militar, que hoje faz parte da diretoria da UAPO;

– Margaret dos Santos Beness Bispo, militante petista e da CUT que organizou a primeira Comissão de Combate às enchentes do Rochdale e hoje trabalha como agricultora familiar;

– Maria de Lourdes da Silva Gonzales, militante do PT e da CUT que faz parte da direção do SindSaúde e luta pela defesa do SUS;

– Sônia Maria Bulhões Miranda, militante desde a juventude, ela integrou a Ação Católica Operária durante anos. Entre 1996 e 2000, foi vice-presidente do Movimento da Ação Católica Operária, filiada ao Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos, atuando em vários países e tendo sido a única representante das mulheres da América Latina na direção da entidade;

– Rosa Lopes Martins, irmã do deputado Marcos Martins, foi a primeira vereadora eleita pelo Partido dos Trabalhadores em Osasco. Atualmente aposentada, ela foi professora da rede pública, tendo sido diretora da Escola Estadual Major Telmo Coelho Filho;

– Marlene dos Santos Grof, fundadora do Partido dos Trabalhadores e da Pastoral de Fé e Política, ela – juntamente com a comunidade católica do Jardim Piratininga – criou o grupo OncoVida que, ao lado do deputado Marcos Martins, conquistou o primeiro centro de tratamento Oncológico de Osasco;

– Aparecida Galende, cantora da Orquestra da Casa dos Violeiros de Osasco – casa que participa há 40 anos -, ela é uma árdua defensora da música caipira de raiz;

– Januaria Lucia Verinio, enfermeira e integrante da Orquestra da Casa dos Violeiros de Osasco;

– Terezina Ferreira Passini, moradora de Osasco há 52 anos, ela foi presa durante a ditadura por integrar o movimento Panelas Vazias, por dois mandatos presidiu o Centro Promocional Cristo Rei e foi uma liderança fundamental na luta pela retirada do lixão da zona norte da cidade;

– Neuza Boito, moradora de Osasco desde 1968, ela participa junto com a comunidade do Centro Promocional Cristo Rei desde 1974, tendo exercido várias funções na entidade.

Clique aqui para ver mais imagens!


No mês da mulher, Marcos Martins promove debate sobre os desafios do gênero atualmente

No próximo sábado, 24/3, o mandato do deputado estadual Marcos Martina realizará mais um encontro voltado para as mulheres, quando receberá moradoras e lideranças da zona norte de Osasco, em especial do bairro do Rochdale e região.

Na oportunidade, será realizado mais um debate sobre “Os desafios das mulheres hoje”, o primeiro aconteceu no dia 17/3, com mais de 150 pessoas, no centro de Osasco.

Embora a atividade seja voltada para o público feminino e o debate seja sobre a inclusão e participação da mulher no mundo moderno, os homens também serão bem-vindos, já que também têm responsabilidade sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres.


Marcos Martins entrega prêmio de direitos humanos para Sônia Rainho

O deputado estadual Marcos Martins entregou, na noite de quinta-feira (15), o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos para a ex-vereadora de Osasco, Sônia Rainho. A homenagem aconteceu durante cerimônia realizada no plenário Juscelino Kubitscheck, na Assembleia Legislativa, quando também foram lembrados o movimento Pimp My Carroça; o líder do MTST, Guilherme Boulos; a Lurdinha do MST; o advogado Oscar Vilhena Vieira; o fundador da Casa Padre Pio, Antônio Conrado Senoni Junior; e a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno Nunes.

Antes da entrega, Martins fez um discurso lamentando o falecimento da vereadora carioca Marielle Franco, para em seguida lembrar da trajetória política de Sônia, destacando inclusive algumas semelhanças com a sua própria vida pública. “Assim como eu, a Sônia saiu da roça, escolheu Osasco para constituir família e lutar pelos direitos dos mais pobres”, revelou. O deputado falou ainda sobre a parceria na luta contra a ditadura; na fundação do Partido dos Trabalhadores; na parceria de mandatos na Câmara Municipal; na administração da cidade; na Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial e Diversidade Sexual de Osasco, entre outros.

“Se eu for falar tudo que sei das lutas da Sônia, nós não sairemos daqui ainda hoje. A Sônia é uma grande guerreira que sempre trabalhou pela periferia, na luta por creche; por moradia; em defesa das mulheres; das negras; negros; crianças e idosos”, frisou. Após receber a homenagem, Sônia agradeceu o reconhecimento e revelou que a busca por uma sociedade mais justa pautou cada ação de sua vida. A ex-vereadora e militante dos direitos humanos aproveitou ainda para agradecer a longa parceria com o “Marcão”, e o classificou como um deputado comprometido pelas lutas do povo.

Ao falar da atual conjuntura social, política e econômica, Sônia destacou as dificuldades diante da onda conservadora que vem assolando o país, lembrando de um episódio em que esteve ao lado da vereadora carioca Marielle Franco, em uma atividade no nordeste. “É preciso energia e conhecimento para su­perar o momento atual. Con­­ti­nuaremos es­sa caminhada”, disse. Ao final, Sônia lembrou que mesmo com todas as dificuldades do momento atual e com mais de 70 anos de idade, ainda luta por creches e pela garantia de direitos para os idosos de Osasco.

O evento foi marcado por homenagens em memória da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, morta a tiros dentro de um carro na região central da capital fluminense, na madrugada de quinta-feira. Luciana Dias, filha de Santos Dias, recebeu uma menção honrosa simbolicamente por Marielle.