Audiência Pública em Campinas debate a exposição ao benzeno nos postos de combustíveis

Nesta quinta-feira, 22/3, o deputado estadual Marcos Martins, o vereador Pedro Tourinho e o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviço de Combustíveis e Derivados do Petróleo (Sinpospetro) de Campinas e Região promovem a Audiência Pública “Lei aprovada: como seguir combatendo a exposição ao benzeno”. O encontro marcado para o Plenário da Câmara Municipal de Campinas, a partir das 16h30, irá debater a aplicação da Lei 16.565/2018, que proíbe os postos de combustíveis de todo o estado de São Paulo de abastecer os veículos além do limite da bomba.

Em vigor desde janeiro deste ano, a lei, de autoria do deputado estadual Marcos Martins, busca garantir a saúde da população e um meio-ambiente equilibrado ao evitar a liberação do benzeno durante o abastecimento. “O benzeno é extremamente prejudicial à saúde, principalmente dos frentistas e usuários dos postos de combustíveis, podendo causar diversos tipos de câncer, como a leucemia. A exposição deve ser controlada e a lei prevê esse controle. Agora, nosso desafio é  fazer com que a lei seja respeitada nos postos de todo o estado, através da conscientização”, afirmou Martins.

De acordo com a Vigilância Sanitária (órgão ligado à secretaria estadual de Saúde), cerca de 45% dos postos de combustíveis no estado são contaminados ou apresentam algum tipo de contaminação pelo benzeno. O número representa mais de 70% do total de áreas contaminadas de todo o estado, um dado alarmante para a fiscalização fazer com que a lei seja cumprida. Além disso, apenas na cidade de São Paulo existem mais de nove mil postos de abastecimento que contam com, aproximadamente, 232 mil trabalhadores frentistas, constantemente expostos ao benzeno.

“Este é um assunto de saúde pública e de interesse de toda a população paulista. Por isso, convidamos a todos para participar dessa importante discussão”, completou o parlamentar.

A Audiência conta com apoio da FENEPOSPETRO, FEPOSPETRO e Cissor.

SERVIÇO:

Evento: Audiência Pública: “Lei aprovada: como seguir combatendo a exposição ao benzeno”

Data/horário: 22/03 às 17hs

Local: Auditório da Câmara Municipal de Campinas

Endereço: Rua Roberto Mange, 66, Ponte Preta