Marcos Martins cobra ampliação da rede de esgoto no município

Nas últimas semanas, o vereador Marcos Martins, acompanhado de um representante da Sabesp, fez visitas a vários bairros para mostrar a situação dos moradores. Em dois dias, o vereador e o representante visitaram os bairros de Quitaúna, Jaguaribe, Jardim Sindona, Jardim Veloso, Jardim Santo Antonio, Bela Vista, Vila Yolanda, Jardim D’Abril entre outros. Além dessas visitas, Marcos Martins também esteve reunido com os moradores do Jardim Baronesa para tratar dos problemas ocasionados pela falta de rede de esgoto.

A situação das redes de água e esgoto nesses lugares é precária. Faltam redes de esgoto em várias ruas, outras têm redes incompletas, pela metade. Em alguns casos, os moradores pagam a taxa de esgoto, mas não dispõem da rede instalada. Em Osasco, aproximadamente 40% dos lares não têm rede de esgoto.

A população sofre também com constantes vazamentos, que desperdiçam água em plena época de racionamento, entupimentos de canalizações, que fazem com que o esgoto volte para as casas dos moradores, além do recapeamento que é feito nos locais onde a Sabesp realiza obras. Nestes locais o asfalto constantemente afunda e o vazamento volta, ás vezes com mais força, deixando buracos e desperdiçando dinheiro público.

Nesses casos, os vazamentos ocorrem porque a tubulação, feita em amianto, está ultrapassada. “A vida útil desses tubos já acabou. Além disso, muitos dos tubos que levam água para nossas casas são feitos de amianto, material comprovadamente cancerígeno. Por estes dois motivos, a rede precisa ser trocada”, afirma o vereador.

Em outros locais, o esgoto corre a céu aberto, gerando um gravíssimo problema ambiental e de saúde pública, porque expõe população e a natureza a insetos, pequenos animais e microrganismos perigosos.

Ainda há o problema da demora nas ligações de água e esgoto, que persiste mesmo depois de inúmeras reclamações. A espera tem sido de aproximadamente 30 dias.

“Nós já fizemos inúmeros requerimentos e indicações à respeito desses problemas, mas os pedidos não são atendidos. E os problemas vão se estendendo por anos e anos”, relata.

Segundo Marcos Martins, todos estes problemas foram ocasionados porque a prefeitura, nas gestões passadas, quando era responsável pelo saneamento, não investiu na ampliação das redes de água e esgoto. Além disso, a administração municipal deveria intensificar a fiscalização do serviço executado pela Sabesp e suas empreiteiras. “A Sabesp tem um contrato para atender essa demanda. A prefeitura tem que cobrar o cumprimento desses prazos e metas, pois a população, que paga seus impostos e contas, não pode continuar assim, esperando anos por soluções que são simples”, analisa o vereador.

Para Marcos Martins, além de resolver todos estes problemas, a Sabesp precisa ainda implantar rapidamente os troncos coletores para separar água de chuva e água de esgoto, evitando entupimentos e barateando a manutenção. Além disso, Marcos Martins defende a adoção de uma tecnologia de monitoramento da pressão da rede, para evitar estouro de canos em alguns bairros e falta d’água em outros.