CEF apresenta projeto para ampliação de presença em Osasco e região

Na última sexta-feira, 12, em evento que reuniu lideranças políticas e empresariais da região Oeste na ACE – Associação Comercial e Empresarial de Osasco, a superintendência regional da Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou seu plano de expansão e ampliação de presença em Osasco e nos demais municípios da região Oeste. Participaram da solenidade o deputado estadual Emídio Pereira de Souza (PT); o prefeito de Jandira, Paulinho Bururu; vereadores e secretários municipais. O deputado federal João Paulo Cunha chegou a ser anunciado, mas teve de cancelar sua presença devido à convocação para uma reunião partidária.

Com o plano já em execução, na mesma data foram assinados os contratos de abertura de 5 novas agências: 2 em Osasco (Av. Dionísia Alves Barreto e Vila Yara), 1 em Barueri (Jardim Silveira) e 2 em São Paulo (Av. Rebouças e Av. Turiassu). A cidade de Osasco será privilegiada de acordo com o projeto do banco federal. Segundo o gerente de negócios do escritório CEF de Pinheiros, Henrique Carlos Parraparra, que supervisiona o projeto de aplicação na região, serão abertas ainda outras 4 agências em Osasco, 2 em Santana de Parnaíba, 1 em Vargem Grande Paulista e mais 8 no município de São Paulo.

Também estão sendo criados outros 41 postos de atendimento chamados correspondentes bancários – postos no comércio local com autorização para recebimento de contas e pagamentos de benefícios. Serão 12 em Osasco, 6 em Carapicuíba, 5 em Barueri, 3 em Cotia, 2 em Itapevi, 1 em Santana de Parnaíba, 1 em Vargem Grande Paulista e outros 11 em São Paulo. Alem disso, a CEF revela que até janeiro de 2004 estará cadastrando mais 100 novos correspondentes para na região.

O líder da bancada do PT na Câmara de Osasco, vereador Marcos Martins, que participou da mesa de apresentação do projeto representando o Legislativo Municipal, comemorou o anúncio do banco. Apoiado por representantes da regional Osasco do Sindicato dos Bancários de São Paulo, desde o segundo trimestre desse ano o vereador vinha realizando gestões junto à superintendência da CEF para discutir a ampliação do número de agências. Como reflexo imediato da primeira conversa – em maio – entre o vereador e o gerente de negócios Parraparra, a agência CEF Autonomistas foi reformada.

Parraparra ressaltou o apoio da comunidade ao projeto. “Nós ouvimos os diferentes setores da sociedade e foi importante o Legislativo, o sindicato e a prefeitura se sensibilizarem com a proposta. Também tivemos um grande apoio por parte do João Paulo e do Emídio”, comentou.

“Nossa atuação foi motivada por duas constatações: era necessário ampliar o número de agências para melhorar o atendimento à população, e aproveitar a oportunidade de crescimento para gerar novos empregos no setor bancário também”, observou o vereador Marcos Martins.

O parlamentar ressaltou a importância estratégica da ampliação da presença da CEF na cidade e na região, pois o banco é responsável pelo pagamento da maioria dos programas do governo federal, como o Bolsa-Escola, Alimentação, Vale Gás, além de FGTS, Pis, etc. “Além disso, é o banco que está proporcionando à população de baixa-renda a possibilidade de abrir uma conta-corrente”, lembrou o parlamentar, referindo-se ao projeto “Caixa Aqui”, de abertura facilitada de contas sem comprovação de renda ou residência.

Segundo Parraparra, no âmbito da geração de empregos, CEF criará diretamente mais 1500 postos de trabalho até o final desse ano, e em 2004 já tem previsão de contratação de outros 4 mil trabalhadores. E essa não seria, segundo ele, a principal melhoria. “A geração de emprego vai ser ampliada com a movimentação do mercado”, disse.