Marcos Martins visita pontos críticos com secretário de obras

Na primeira semana da administração petista em Osasco, o vereador Marcos Martins (PT), que cumpre seu quinto mandato no Legislativo, auxiliou no que pôde o prefeito Emidio de Souza. Com sua acumulada experiência sobre as necessidades da população em várias áreas, o vereador colocou-se à disposição para acompanhar o secretário de obras Antonio Jorge Pereira Lapas em suas primeiras visitas aos principais pontos críticos da cidade. Os dois estiveram em diversos locais afetados por problemas que precisam ser combatidos com urgência.
O secretário mostrou-se preocupado e deu atenção a cada caso, principalmente aos locais que sofrem risco de serem prejudicados com as fortes chuvas deste período do ano. De acordo com Marcos Martins, os pontos por onde Lapas passou necessitam de serviço emergencial. Foram visitadas áreas no Conjunto dos Metalúrgicos, Jardim Cirino, Jardim Cipava, Jardim Roberto, Vila Ayrosa e Jardim das Flores. “Como a falta de solução para muitos casos se arrastava há anos, os problemas se agravaram. A prefeitura está tomando medidas imediatas, para atender aos casos mais crônicos”, explicou o parlamentar.
No Jardim Cipava o alvo da vistoria foi um buraco localizado em uma viela entre as ruas José Teles da Conceição e Marcos Antônio Lopes da Silva. A cavidade, que ganhou enormes proporções, está ameaçando a estrutura dos imóveis próximos a ela. De acordo com Marcos Martins, trata-se de um problema antigo dos moradores, que vinha se arrastando há aproximadamente quatro anos.
No Jardim Cipava II, próximo ao Conjunto dos Metalúrgicos e ao Jardim dos Bandeirantes, a necessidade era uma ponte de pedestres (pinguela) sobre um córrego. A chapa de ferro, que servia de passarela, desapareceu. “Quando chegamos ao local, uma moradora atravessava sobre um pedaço de madeira de uns 15 centímetros de largura”, disse o vereador, explicando que a passarela é muito utilizada pelos alunos do Cipava II e do Conjunto dos Metalúrgicos. De imediato o secretário providenciou manutenção de emergência no local, evitando assim que a população continuasse exposta a riscos.
Marcos Martins e Lapas também visitaram um córrego no Jardim Roberto que havia recebido serviço precário de canalização. “O córrego passou a não comportar as águas pluviais e as casas sofrem inundações com as chuvas fortes. Teve gente que perdeu tudo”, disse Marcos Martins. A obra será reparada pela Prefeitura.
O fechamento arbitrário feito por uma empresa (Geofix Engenharia) em parte do acesso à rua João Marchetti na Vila Ayrosa originou outra visita de inspeção. No mesmo local foi realizada a canalização ineficiente de um córrego (também pela Geofix engenharia), acarretando constantes enchentes. Ambas as obras irregulares foram possíveis devido à omissão do poder público.
O caso Geofix foi representado por Marcos Martins ao Ministério Publico, que deu início a um inquérito civil em junho de 2004. “O secretário ficou ciente dos problemas e buscará soluções. O prefeito também já está a par de todos os problemas encontrados nos pontos críticos que visitamos”, explicou o vereador.

DEMANDA REPRIMIDA
As visitas do vereador e do secretário de obras se estenderam ao córrego Tijuco Preto, viela Antônio Borélio (travessa da rua Analice Sakatauskas), rua Dália (Jardim das Flores) e rua Rio D’Ouro (Vila Borali). “Os bairros que foram visitados enfrentam situação de emergência, que se originou de uma demanda de serviço reprimida”, resumiu Marcos Martins.
O vereador revelou que nos últimos seis meses da gestão anterior, a prefeitura orientava moradores que solicitavam serviços, a retornar após o dia 1º de janeiro de 2005. ”Jogaram tudo para 1º de janeiro, até atendimento médico. A prefeitura tem que agir rapidamente para atender à demanda, e como tenho o diagnóstico de vários problemas crônicos, estou me colocando à disposição para que o atendimento chegue o mais rápido possível à população”.
Os pontos visitados pelo vereador e por Lapas receberam a devida atenção. Alguns deles receberam manutenção provisória e todos entraram para a lista de urgência da secretaria de obras. “Mesmo com todo o empenho que o secretário tem mostrado e com a atenção que ele passou a dar a estes problemas, o cidadão tem que ser paciente, porque não se conserta uma situação dessas do dia para a noite”, disse Marcos Martins.