Diretor do Demutran e Marcos Martins examinam pontos de risco do trânsito

O vereador Marcos Martins (PT) esteve com Valmir de Oliveira, diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) em alguns pontos de risco do trânsito da cidade. Eles vistoriaram locais em que há grande ocorrência de acidentes de trânsito. O vereador mostrou para Oliveira problemas que a população vem enfrentando há tempos, sem ter conseguido respostas positivas da antiga administração. “São casos que acompanho há anos e sobre os quais já apresentei muitos requerimentos durante a gestão anterior, sem que a Prefeitura tomasse qualquer providência quanto ao contínuo risco de colisões e atropelamentos”, disse o vereador.

O primeiro ponto observado pelo diretor do Demutran foi o semáforo da rua Lucianinho Meli com a avenida D.Pedro I, no Jardim Bela Vista. O trânsito naquele local permite que veículos vindos de qualquer uma das vias da interseção cruzem para qualquer outra das vias, dificultando muito a travessia dos pedestres, que já contam com um intervalo curto do semáforo. Este problema originou um abaixo-assinado de moradores, cansados com os inúmeros acidentes que acontecem diariamente no cruzamento. Os moradores enviaram a manifestação coletiva para a prefeitura. Posteriormente, sem resposta, entraram com uma representação no Fórum de Osasco.

Oliveira chegou a comentar que para garantir a segurança do pedestre, poderia ser necessária a construção de canteiros centrais nas vias do cruzamento, ou a inclusão de uma terceira fase no semáforo, exclusiva para a travessia. Mas o diretor do Demutran disse que, antes de qualquer decisão, irá analisar estudos que seu departamento fará no local.

O cruzamento da rua Itápolis com a avenida Santo Antônio foi outro ponto crítico visitado pelo diretor do Demutran. Segundo Marcos Martins, o motorista que vem pela avenida para entrar na rua Itápolis precisa que um veículo, que siga em sentido oposto, lhe dê passagem. “Sem este favor, ele continua parado no meio da pista, sinalizando a entrada e impedindo o trânsito”, comentou. Outro ponto examinado durantes as visitas foi a avenida Bussocaba, nas proximidades do portão de entrada da Cidade de Deus, onde há a necessidade de mais uma faixa de pedestres.

Durante as visitas, Oliveira ouviu reclamações dos próprios moradores. Ele fez anotações e assegurou que seu departamento está atento aos problemas e quer buscar soluções. “Nosso departamento pediu que a Polícia Militar passasse a nos enviar os relatórios dos acidentes, que são feitos com base nos BOs (Boletins de Ocorrência). A partir do momento em que tivermos acesso a estas estatísticas, poderemos intervir nos locais de maior incidência de acidentes, principalmente onde há um grande número de vítimas”, disse.