Comissão do Alto do Farol pede fim de alagamentos

Nesta quinta-feira, 9, o vereador e vice-presidente da Câmara de Osasco Marcos Martins (PT) foi recebido com uma comissão de moradores do Alto do Farol no gabinete do secretário Jorge Lapas (Obras e Transportes). O vereador relatou ao engenheiro os problemas que os moradores das ruas Vital Brasil e Gal. Newton Estilac Leal enfrentam em conseqüência da construção do Rodoanel Mário Covas, nas proximidades de suas casas.

Há cerca de quatro anos, mesmo estando localizados em uma das regiões mais altas de Osasco, alguns imóveis do Alto do Farol passaram a sofrer inundações, devido à extensa retirada de terra na obra do anel viário. “Fizeram terraplenagem e a queda da água que vem do Rodoanel passa agora pelas nossas ruas”, disse a moradora Cacilda Claro de Oliveira, da rua Vital Brasil. Ela explicou que primeiro enche a Newton Estilac Leal, quando esta começa a vazar, inunda a Vital Brasil.

Uma das moradoras presentes à reunião, Rosa Maria da Silva, perdeu todos os seus móveis de quarto, com a água invadindo o cômodo a até 60 cm de altura. “Estas pessoas estão sofrendo muitos nos últimos anos e foram pegas de surpresa, porque moram em um lugar alto e não há córregos por perto. O caso deles merece atenção emergencial”, comentou o vereador Marcos Martins.

Os moradores relataram que fizeram várias tentativas com a administração anterior para dar fim às enchentes, mas tudo o que conseguiram ao longo dos últimos quatro anos foram promessas. “Não posso dormir nem trabalhar sossegado sabendo que com qualquer chuva minha casa pode encher. A frente da minha casa vira um rio. Isso é vida?”, disse Benedito José Bernardes. Alguns moradores já perderam tudo com as enchentes e outros até se mudaram de residência, tamanho o estrago que as chuvas causam.

O secretário Jorge Lapas disse que este fato é uma novidade para ele, pois durante a atual administração, é a primeira vez que os moradores recorrem à Prefeitura. “Iremos fazer uma avaliação. Por tratar-se de um local alto, a primeira impressão é de que a solução não é muito difícil. Podemos redirecionar a queda de água”, disse. A secretaria irá realizar nova reunião com os moradores assim que tenha realizado estudos no local.