Adesão à associação deve fortalecer a luta dos permissionários do Cemitério Parque dos Girassóis

São anos de espera e de angústia. Os compradores dos jazigos no Cemitério Parque dos Girassóis não se cansam de lutar pelo direito de posse dos lotes adquiridos ou por indenizações. Em 17 de outubro, o vereador Marcos Martins, em apoio à causa, cedeu seu escritório político para a realização da reunião em que se discutiu a importância da adesão à Associação dos Permissionários do Cemitério do Parque dos Girassóis na busca por solução para o problema.

Além dos permissionários, o encontro contou com a participação do vereador Marcos Martins, do Diretor de Serviços Municipais de Funerária, Catarino de Lima Barros, da presidente da associação, Mirtes Marques, do Chefe de Gabinete da Secretária de Serviços Municipais, Luciano Jurcovichi.

“É preciso dar um passo por vez”, afirmou Luciano. Apesar do sofrimento das pessoas que foram lesadas e que buscam uma solução para o dilema, elas ainda terão de enfrentar algumas batalhas, o que requer paciência e perseverança. “Nós, os permissionários, esperamos que a prefeitura tome atitudes que nos favoreçam”, disse Mirtes.

O passo importante neste momento é o fortalecimento da associação, que necessita de mais adesões. “Quanto mais permissionários abraçarem a causa junto à associação, mais força teremos e assim, poderemos agilizar o processo”, enfatizou Mirtes.

Desde 1989, quando o cemitério foi declarado de utilidade pública pela Prefeitura, o que resultou na desapropriação, os permissionários buscam por uma saída digna. A última conquista foi uma liminar obtida pela Prefeitura de Osasco em que o Executivo foi autorizado pela Justiça a depositar, em juízo, os pagamentos pela desapropriação do cemitério à empresa Flamboyant Empreendimentos e Participações S/C, responsável pela venda dos lotes. A medida visa garantir que os permissionários não sejam lesados ainda mais.

O dinheiro só será liberado após sentença judicial. Contudo, muitos não têm a intenção de reaver o dinheiro investido nos jazigos, mas querem a regularização, garantindo o resgate do direito legal sobre o local.

“Ao todo, foram cerca de 14 mil lotes vendidos. O terreno do cemitério não comporta nem sete mil”, lembrou Catarino. Além disso, os prejuízos sofridos vão desde casos de pessoas que receberam jazigos inferiores aos comprados, até histórias de famílias que, ao precisarem de suas sepulturas, descobriram que estavam ocupadas.

O vereador Marcos Martins, que acompanha a luta dos permissionários há cinco anos, tem contribuído para o fim dos transtornos vividos desde a desapropriação. O vereador já participou de vários atos pela causa e continuará a oferecer seu apoio.

Informações:
* Associação dos Permissionários do Cemitério Girassóis
Presidente: Mirtes Marques
Local de atendimento:
Rua André Manojo, 207
Toda terça-feira, das 15h às 18h.

* Diretoria de Serviços Municipais de Funerária
Diretor: Cararino de Lima Barros
Local de atendimento:
Cemitério e Velório do Bela Vista (Centro)
Avenida Diogo Benites, s/nº
Fone: 3654-3857 / 3681-8357