Começa o cursinho pré-vestibular 2006

No ano passado, o Cursinho Comunitário São Bento, que prepara alunos da rede pública para o vestibular e tem o apoio do vereador Marcos Martins, foi um sucesso. Josimar Silvio Benedeti, de 18 anos, freqüentou as aulas durante todo o ano e pôde comemorar uma grande conquista: foi aprovado em um dos vestibulares mais concorridos do país, a FUVEST, e se tornou aluno do curso Ciências da Natureza. Como ele, outros alunos foram aprovados em outras universidades de São Paulo.

Este ano, o cursinho voltado a pessoas que não têm condições de pagar pelas aulas, conta com 40 alunos, que ocupam uma das salas da E.E.P.S.G. Prof. Laerte, espaço cedido pela prefeitura, após a intervenção do vereador Marcos Martins. “A nossa luta por proporcionar melhores condições de preparo para os alunos mais carentes é grande”, comenta Rita de Cássia Aguiari Barbosa, coordenadora do cursinho. Segundo ela, a prefeitura poderia intensificar o apoio a estes alunos, que necessitam, não apenas do espaço para o estudo, como também de outros benefícios como o passe escolar.

“Gostaríamos que mais entidades, empresários e políticos tivessem inciativas como esta, o que aumentaria as chances das pessoas carentes de ingressarem no ensino superior”, salienta Ariane Brandão dos Santos, também coordenadora do cursinho.

Cerca de 14 professores voluntários se revesam nas aulas que acontecem diariamente no período noturno.

“É muito gratificante ver estas pessoas chegarem aqui cheias de esperança, vê-las se esforçando durante o ano todo e depois poder comemorar junto a elas as vitórias”, afirma Marcos Martins.

Para se inscrever no cursinho, além de preencher um requerimento, os alunos passam por uma entrevista. “O intuito é garantir que apenas pessoas que não dispõem de recursos financeiros participem da inciativa”, explica o vereador.

A turma para este ano já está completa. Somente mediante desistência, outros alunos já inscritos poderão ser chamados a participarem das aulas.