Marcos Martins assume compromisso pelo desenvolvimento da região e do Estado

Com experiência de cinco mandatos de atuação parlamentar numa das maiores cidades da Região Oeste, Marcos Martins, vereador licenciado do PT de Osasco, disputará uma vaga na Assembléia Legislativa. Sua candidatura se consolidou com a união do partido em torno de seu nome na cidade. Na avaliação do PT para a escolha de um nome de consenso, foi fundamental seu desempenho como vereador, com um trabalho sério e presente em todos os movimentos sociais.

Marcos Martins tem também o apoio do prefeito de Osasco, Emidio de Souza, que conta com um deputado estadual da cidade para ampliar a participação do Estado nos projetos e ações desenvolvidas no município.

Do ponto de vista da atuação legislativa, Marcos Martins tem muitas ações que podem ganhar uma perspectiva maior no âmbito estadual, como a luta por geração de emprego e renda, a luta contra os Cadeiões e a Febem na região, a Lei de Zoonoses, a luta pelo banimento do amianto e outras substâncias tóxicas, a agricultura urbana, etc. Mas o candidato tem também uma grande preocupação com a questão da representatividade na região Oeste na Assembléia. “Uma região grande e importante como a nossa não pode ficar nesta situação, sem um representante no Legislativo Estadual”, afirma.

Neste contexto, sua atuação como vereador já ultrapassou as fronteiras de Osasco. Muitos de seus projetos viraram modelo para outros municípios. Além disso, com forte presença junto ao movimento sindical e outros movimentos populares (Marcos é ex-coordenador da Regional Osasco do Sindicato dos Bancários de São Paulo), ele revela conhecer bem a realidade dos municípios da região metropolitana e os problemas que afligem a população. “Temos propostas concretas que contribuirão para as transformações necessárias no Estado. Precisamos de uma integração maior entre Governo Federal, Estado e Municípios; é preciso uma atuação mais firme no apoio à integração regional. Essas são algumas das minhas metas na Assembléia, e os resultados podem ser ainda mais positivos com a eleição do Mercadante governador”, avalia o candidato.

Para apoiar suas convicções, Marcos Martins cita números do Governo Federal. Uma pesquisa do Centro de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou um crescimento de 23,37% da renda entre os 10% mais pobres no período de 2001 a 2004. Entre os 20% mais pobres, o crescimento foi de 15%. Vários fatores contribuem para esse resultado, como a geração de 3,9 milhões de novos postos de trabalho, a recuperação do salário mínimo e os programas sociais, em especial o Bolsa Família.

Os municípios – e em especial o município de Osasco, graças ao empenho do Prefeito Emídio – vêm tendo êxito nas parcerias diretas com o Governo Lula com o objetivo de implantar e ampliar tais programas nas cidades. “Neste processo, o Estado de São Paulo tem atuado com descaso, Precisamos ampliar a participação do governo estadual no sucesso dessas parcerias, consolidando seu êxito na Região Oeste e contribuindo para a construção de um novo modelo de gestão para o Estado”, avalia Marcos Martins.