Deputado acompanha 6ª Semana Ambiental de Embu

O deputado estadual Marcos Martins (PT), junto ao companheiro de partido e prefeito de Embu, Geraldo Cruz, participou da abertura da 6° Semana do Meio Ambiente do município, no dia 2 de junho, declarando que o Brasil tem tudo para ser potência Mundial desde que respeite e cuide do meio ambiente.

Durante a Semana, ambientalista, estudantes e professores tiveram contato com produtos alternativos para a sustentabilidade ecossocial (produção industrial e agrícola para o consumo responsável), além de palestras com autoridades e especialistas no assunto, e diversas atividades culturais que tiverem a natureza como tema.

“Embu e a região estão de parabéns. Esta Semana Ambiental é fundamental para debatermos e propomos ações que diminuam a degradação ambiental promovida pelas grandes e pequenas empresas, pelo agronegócio irresponsável e pela falta de informação da sociedade. Hoje somos uma potência no agronegócio. Mas além de plantar, temos de pensar no desenvolvimento sustentável, para agredirmos menos a natureza, e assim torná-la ainda mais a essência do desenvolvimento do país”, destacou o deputado.

Para o professor Manoel Baltasar Costa, da Universidade Federal de São Carlos, que fez a primeira palestra após a abertura da Semana, a agricultura é o setor que mais provoca impacto no meio ambiente e o erro da agricultura moderna é a monocultura. “Temos de pensar a biodiversidade porque a monocultura atrai mais pragas e doenças”, advertiu o pesquisador.

O prefeito Geraldo Cruz destacou que somente com respeito ao meio ambiente o Brasil pode avançar. “É possível criar meios de produzir e preservar o meio ambiente, como os sugeridos nesta semana. Se fizermos o que foi proposto, não tenha dúvida, que seremos melhores que muitos países do 1° Mundo”, profetizou o prefeito. Geraldo mencionou que a educação tem um papel essencial neste processo. “Fiquei contente com a presença maciça dos professores porque vocês são fundamentais para disseminar e sustentar projetos como estes. É por meio da educação que vamos promover a consciência ambiental em nossas crianças”, ressaltou.