Deputado Marcos Martins avalia problemas do Parque Tizo
A convite do Conselho Gestor, o deputado estadual Marcos Martins caminhou pelo Parque Tizo no último dia 11. O intuito foi conhecer os problemas existentes no parque, que fica na divisa entre as cidades de Osasco, Cotia, Taboão da Serra e Embu.
O governo do Estado criou o parque em 25 de março de 2.006, através de decreto, e também o Conselho Gestor, organizado por representantes do governo estadual, das prefeituras, de instituições de pesquisa e de entidades da sociedade civil.
A área ambiental de 1,3 milhão de metros quadrados é remanescente da Mata Atlântica, que abrange 66% da área total, e possui grande diversidade de flora e fauna, com algumas espécies de animais em extinção.
Durante a trilha percorrida junto a autoridades, representantes de ONG, membros do Conselho Gestor, entre outros, Marcos Martins verificou a situação precária da segurança do parque, e demais prioridades.
Atualmente, o parque é administrado pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), quando deveria estar sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente. O Conselho Gestor solicitou ao deputado que interceda junto ao governo do Estado para que seja feita a transferência de pasta, e o parque volte a ser administrado pela Secretaria de Meio Ambiente. Na Assembléia, propus uma indicação para que o parque mude de pasta, passando a ser administrado pela Secretaria de Meio Ambiente, a quem cabe zelar por esse patrimônio ambiental, declarou Marcos Martins.
Como medida emergencial para garantir a preservação do parque, o parlamentar também reivindicará que se retome a construção de um muro que impeça invasões, já que a área tem sofrido constante assédio pela expansão da cidade. Um posto de serviço de proteção ao meio ambiente também está entre as reivindicações. A conscientização por parte da população que freqüenta o Parque Tizo precisa ser trabalhada. Os cidadãos precisam ter consciência ambiental e ajudar a cuidar do parque, zelar por esse patrimônio que é de todos nós, comentou o deputado.
>> Participaram da caminhada no Parque Tizo: o deputado estadual Marcos Martins, o Secretário de Meio Ambiente de Osasco, Carlos Marx; o representante da Associação de Moradores do Peti Vilage, Fábio Sanches; a vice-presidente da ONG Ibioca Nossa Casa na Terra, Lucila de Moura; a ambientalista e membro da ONG, Babi Nogueira; a vice-presidente do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) da Granja Viana, Cristina Fouler; o bi-campeão brasileiro de Arco e Fecha e organizador de programas esportivos e sociais, Luiz Panizo; a assessora da subprefeitura Rapozo Tavares, Dair Aparecida Souza; o representante da comunidade Santa Maria, Enilson Neres; e o presidente da AEAO (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco), Pietro Mignozzetti.