Deputado Marcos Martins avalia problemas do Parque Tizo

A convite do Conselho Gestor, o deputado estadual Marcos Martins caminhou pelo Parque Tizo no último dia 11. O intuito foi conhecer os problemas existentes no parque, que fica na divisa entre as cidades de Osasco, Cotia, Taboão da Serra e Embu.

O governo do Estado criou o parque em 25 de março de 2.006, através de decreto, e também o Conselho Gestor, organizado por representantes do governo estadual, das prefeituras, de instituições de pesquisa e de entidades da sociedade civil.

A área ambiental de 1,3 milhão de metros quadrados é remanescente da Mata Atlântica, que abrange 66% da área total, e possui grande diversidade de flora e fauna, com algumas espécies de animais em extinção.

Durante a trilha percorrida junto a autoridades, representantes de ONG, membros do Conselho Gestor, entre outros, Marcos Martins verificou a situação precária da segurança do parque, e demais prioridades.

Atualmente, o parque é administrado pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), quando deveria estar sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente. O Conselho Gestor solicitou ao deputado que interceda junto ao governo do Estado para que seja feita a transferência de pasta, e o parque volte a ser administrado pela Secretaria de Meio Ambiente. “Na Assembléia, propus uma indicação para que o parque mude de pasta, passando a ser administrado pela Secretaria de Meio Ambiente, a quem cabe zelar por esse patrimônio ambiental”, declarou Marcos Martins.

Como medida emergencial para garantir a preservação do parque, o parlamentar também reivindicará que se retome a construção de um muro que impeça invasões, já que a área tem sofrido constante assédio pela expansão da cidade. Um posto de serviço de proteção ao meio ambiente também está entre as reivindicações. “A conscientização por parte da população que freqüenta o Parque Tizo precisa ser trabalhada. Os cidadãos precisam ter consciência ambiental e ajudar a cuidar do parque, zelar por esse patrimônio que é de todos nós”, comentou o deputado.

>> Participaram da caminhada no Parque Tizo: o deputado estadual Marcos Martins, o Secretário de Meio Ambiente de Osasco, Carlos Marx; o representante da Associação de Moradores do Peti Vilage, Fábio Sanches; a vice-presidente da ONG Ibioca Nossa Casa na Terra, Lucila de Moura; a ambientalista e membro da ONG, Babi Nogueira; a vice-presidente do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) da Granja Viana, Cristina Fouler; o bi-campeão brasileiro de Arco e Fecha e organizador de programas esportivos e sociais, Luiz Panizo; a assessora da subprefeitura Rapozo Tavares, Dair Aparecida Souza; o representante da comunidade Santa Maria, Enilson Neres; e o presidente da AEAO (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco), Pietro Mignozzetti.