Membro da Comissão de Saúde na Alesp, Marcos Martins participa de Seminário em Osasco

Aconteceu no dia 10 de outubro, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, em Osasco, o 1º Seminário de Dor, Incapacidade e Perícia Médica. O evento teve a contribuição do deputado estadual e membro da Comissão de Saúde na Assembléia Legislativa, Marcos Martins, e reuniu mais de 200 participantes das cidades de Bragança Paulista, Vargem Grande Paulista, São Paulo, Cotia, Carapicuíba, Jandira, Itupeva, Barueri, Duartina, Jundiaí, Campinas, Guarulhos, Osasco, entre outras.

O seminário contou com a presença de diversos Conselhos de Saúde, além da Gerente Regional do INSS, Sandra Magali, do Dr. Mário Agami, Diretor da APM (Associação Paulista de Medicina) e do prefeito em exercício, Dr. Faisal Cury.

As palestras foram ministradas por especialistas nos temas, como Maria Maeno, médica pesquisadora e mestre em Saúde Pública; Dr. Domingos Silvestrini, perito da APM; Dr. Rubens Hirsel Bergel, médico assistente em Psiquatria e Psicomática do Hospital das Clínicas; e José Elias de Góis, do CISSOR (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região) que, junto ao Dr. Chaves, do CEREST (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador) Osasco, organizou o evento.

Para expor os temas, também foram realizadas várias oficinas e, após os debates, foram definidas propostas, que serão entregues através de um relatório ao deputado Marcos Martins. O parlamentar apresentará o relatório à Comissão de Saúde na Alesp.

O Dr. Cury falou da importância da atividade em Osasco e mencionou os diversos fatores que levam às doenças, como por exemplo, os esforços repetitivos durante atividades profissionais que acarretam as LER/DORT, entre outros, e mencionou ainda a importância da perícia médica.

“Estamos falando de uma área que carece de melhorias, já que faltam peritos e os problemas de conflito de informação atrapalham muito os resultados durante a perícia”, comentou Marcos Martins.
Para ele, “o seminário é o início de uma discussão de temas fundamentais antes esquecidos”. O deputado informou que as propostas produzidas na atividade também serão direcionadas à Secretaria de Saúde do Estado.

O seminário, realizado pela Prefeitura de Osasco e CEREST Osasco, teve o apoio da Associação Paulista de Medicina, CISSOR, Fundacentro, vereador Aluisio Pinheiro, INSS-Osasco, DRT-Osasco, Osasco Plaza Shopping e Papelaria Book Point.