Fórum de Itapevi é inaugurado e deputado cobra agilidade na ampliação do Fórum de Osasco

No dia 22, segunda-feira, o Fórum de Itapevi foi inaugurado. Ao evento, estiveram o deputado estadual Marcos Martins (PT-SP), o secretário de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Celso Limongi, a prefeita da cidade Ruth Banholzer, entre outras autoridade e a população em geral.

Ruth, que vinha cobrando a inauguração do prédio pronto há mais de oito meses, já havia ameaçado inaugurá-lo sozinha. “Agora, a expectativa quanto a esta Casa [Fórum] é grande. Esperamos que com a nova estrutura, os funcionários, que sempre foram dedicados, tenham melhores condições para desempenharem suas funções”.

“Itapevi é grande e sua população é trabalhadora. Há necessidade de justiça, por isso construimos um Fórum capaz de atender as demandas da cidade e que será eficiente”, arguiu o presidente do TJ. Limongi informou ainda, que o Fórum de Itapevi entra no processo de informatização e digitalização dos processos. “Este é um sistema que queremos implantar em todos os Fóruns do Estado de São Paulo com o objetivo de agilizar e melhorar o atendimento à população”, disse.

O deputado Marcos Martins salientou que a região precisa de mudanças urgentes no atendimento forense. “A região carece de estruturas no judiciário que atendam dignamente a população e que dê condições de trabalho aos servidores, e esta inauguração é o ponta-pé inicial para que isso ocorra. Agora, esperamos que outros Fóruns, como o de Osasco, recebam a mesma atenção, que sejam colocados no programa de reestruturação que o governo do Estado tem proposto. Por isso, continuaremos a cobrar que essas obras saiam realmente do papel”, ressaltou Marcos Martins.

Limongi revelou que será implantada uma Vara Criminal em Itapevi, o que até então, não exisita.

FÓRUM DE OSASCO

Na semana passada, o deputado estadual Marcos Martins foi à Secretaria de Justiça do Estado para conhecer os detalhes do novo projeto de reforma e ampliação do Fórum de Osasco. À reunião estiveram o engenheiro responsável por reformas e ampliações de Fóruns em todo o Estado de São Paulo, Jairo Colombo, o assessor de José Paschoal, presidente da OAB, Editárcio Tavares, e o representante do Dr. Renato Afonso Gonçalves, Secretário de Assuntos Jurídicos de Osasco, Alberto Fulio Luchi.

Marcos Martins obteve informações sobre a proposta de reformular o projeto da obra, que antes atendia apenas a necessidades imediatas do órgão. Já o novo projeto a ser desenvolvido inclui a formatação do Fórum Digital, que deverá modernizar e agilizar o atendimento ao público e, aos poucos, o arquivo de papel utilizado ainda hoje pelo Fórum, será extinto.

Terminais eletrônicos deverão ser implantados para que a população possa acessar processos com mais facilidade. A nova proposta deverá ainda contemplar o projeto de expansão, para que no futuro possa ser novamente ampliado com vistas às demandas do município. De acordo com a secretaria de Justiça do Estado, a prioridade do recurso de R$ 11 milhões, destinado à obra, é a construção do novo anexo e o restante deverá ser aplicado na reforma do prédio antigo.

O engenheiro Jairo Colombo informou que em fevereiro o projeto estará concluído e que pretende que a comunidade jurídica de Osasco acompanhe esta reformulação, já que são estes profissionais que mais conhecem a rotina e as necessidades do Fórum.

Marcos Martins lembrou que essa é uma luta antiga e que desde o início teve sua contribuição. “Em 2001 ajudei na aprovação do projeto que doou a área para a reconstrução do Fórum. Passados mais de seis anos, a obra ainda não foi realizada, portanto acompanharei essa luta até sua concretização”.